Modos de leer y enseñar Camões: Sophia, Sena, Cleonice y la Universidad en Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1377

Palabras clave:

Recepción de Camões, Sofía de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Cleónice Berardinelli, Universidad en Brasil

Resumen

Este texto pretende analizar algunos aspectos de la lectura que Sophia de Mello Breyner Andresen hace de la poesía de Camões a partir de su diálogo con Jorge de Sena. Posteriormente, a partir de textos mecanografiados hallados en el archivo Cleonice Berardinelli del Real Gabinete Português de Leitura, en Río de Janeiro, el texto estudia la lectura y la enseñanza de la poesía de Camões en el contexto universitario brasileño durante las décadas de 1960 y 1970, centrándose en la obra de Cleonice Berardinelli, en contraste con la instrumentalización de la obra de Camões durante los regímenes de Salazar y Caetano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sofia de Sousa Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Tem Mestrado e Doutorado pela PUC-Rio, com tese sobre as obras de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Adília Lopes. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Universidade do Porto, em Portugal; é colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa; membro da rede de pesquisa Lyra Compoetics e da Cátedra Jorge de Sena para Estudos Luso-Afro-Brasileiros. Publicou Fernando Pessoa: para descobrir, conhecer e amar (Rio de Janeiro, Bazar do Tempo, 2016) e organizou o volume Aqui estão as minhas contas: antologia poética, de Adília Lopes (Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019), no qual publicou também um estudo sobre a obra da autora. Tem centrado seus estudos na poesia portuguesa moderna e contemporânea e publicado artigos em revistas especializadas e capítulos em obras coletivas.

Citas

ALMEIDA, Isabel. Se nenhum amor pode ser perdido: Sophia e Camões. In: TAVARES, Maria Andresen de Sousa; CENTRO NACIONAL DE CULTURA. Sophia de Mello Breyner Andresen: Actas do Colóquio Internacional. Porto: Porto Editora, 2013. p. 252-262.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Camões e a tença. In: ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Antologia. Lisboa: Moraes, 1975. p. 258. Col. Círculo de Poesia.

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Luís de Camões: ensombramento e descobrimento. In: ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Poemas escolhidos. [S. l.]: Círculo de Leitores, [s.d.], p. 149-164. [Primeira publicação: Cadernos de Literatura, n. 5, Coimbra, 1980.]

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Obra poética. Edição de Carlos Mendes de Sousa. 2. ed. Lisboa: Caminho, 2010.

BERARDINELLI, Cleonice. Relatóriodo I Encontrodos Professores do Ensino Superior e Secundário de Língua e Literatura Portuguesas. [Datiloscrito datado de Coimbra de 6-11 de abril de 1970]. Arquivo Cleonice Berardinelli, Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro. [Publicado também na revista Littera, nº 1, Rio, Grifo, 1971.]

BOECHAT, Virgínia. Aquele que recebeu em paga: acerca de um Camões na poesia de Sophia. Abril: Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, v. 3, n. 4, p. 105-115, abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.22409/abriluff.v3i4.29789

BREYNER, Sophia de Mello; SENA, Jorge de. Correspondência 1959-1978.

ed. Lisboa: Guerra e Paz, 2010.

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Edição organizada por Emanuel Paulo Ramos. Porto: Porto Editora, 1997.

CARVALHO, Pedro de. História de Portugal para a 4ª classe. Porto: Porto Editora, s.d.

FERRAZ, Eucanaã. Ouvir o poema, Relâmpago: Revista de Poesia, Lisboa, Fundação Luís Miguel Nava, n. 9, p. 31-48, 2001.

INSTITUTO DE ALTA CULTURA. Aprovada a programação comemorativa do IV centenário de “Os lusíadas”. [Datiloscrito datado de Coimbra de 6-11 de abril de 1970]. Arquivo Cleonice Berardinelli, Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro.

PIMPÃO, Álvaro Júlio da Costa. O ensino de Camões, nomeadamente da epopeia, nas universidades, liceus e “leitorados”. [Datiloscrito datado de Coimbra de 6-11 de abril de 1970, com anotações a caneta de Cleonice Berardinelli]. Arquivo Cleonice Berardinelli, Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro.

SENA, Jorge de. Poesia I. Lisboa: Edições 70, 1961. SENA, Jorge de. Poesia II, Lisboa: Edições 70, 1988.

SENA, Jorge de. Não leiam delicados este livro: 100 poemas de Jorge de Sena. Org. Gilda Santos. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v11i21p100-107

SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Portugal, maio de Poesia 61. Lisboa: INCM, 1986.

[SPINA, Segismundo.] Minha intervenção quando do relatório do Pimpão. Arquivo Cleonice Berardinelli, Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro.

Publicado

2025-06-22

Cómo citar

de Sousa Silva, S. (2025). Modos de leer y enseñar Camões: Sophia, Sena, Cleonice y la Universidad en Brasil. Convergência Lusíada, 36(Esp.), 110–124. https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1377