Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Submissões
Chamadas para publicação
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 24 n. 30 (2013): Literatura Portuguesa Contemporânea
v. 24 n. 30 (2013): Literatura Portuguesa Contemporânea
Publicado:
2017-07-28
APRESENTAÇÃO
Apresentação
Luís Mourão, Madalena Vaz Pinto
PDF
DOSSIÊ: LITERATURA PORTUGUESA CONTEMPORÂNEA
Literatura e conhecimento: Enciclopédia da estória universal, de Afonso Cruz
Carlos Nogueira
PDF
Escritas extremas: agonia e êxtase poético em António Lobo Antunes e Alberto da Cunha Melo
Ermelinda Maria Araújo Ferreira
PDF
Sobrevivências do Desassossego: Caminhos Editoriais do Livro Infinito de Fernando Pessoa
Gustavo Moura Bragança
PDF
Corpo-Delito na Sala de Espelhos: A Ditadura por Trás dos Panos
Juliana Garcia Santos da Silva
PDF
Luísa Costa Gomes Ou O Pós-Modernismo Em Regime Não Heroico
Luís Mourão
PDF
A máquina e a coleção de Joseph Walser
Pedro Meneses
PDF
Entre o ‘belo e o decrépito’: meta-história e anos 1980 na ficção feminina
Sandra Guerreiro Dias
PDF
Passado e presente, imprecisões do tempo e da história em As naus, de António Lobo Antunes
Suzana Costa da Silva
PDF
O pós-modernismo saramaguiano e o neorrealismo de Levantado do chão
Marcelo G. Oliveira
PDF
VARIA
Quinto Império, messianismos: Padre Antônio Vieira e a cultura popular tradicional luso-afro-brasileira
Amon Pinho
PDF
Mediante perspectivas desenvolvidas por certos trabalhos de Agostinho da Silva e de Ariano Suassuna, o artigo trata das potenciais afinidades eletivas entre o pensamento profético-escatológico do Padre Antônio Vieira e alguns dos aspectos messiânicos da cultura popular tradicional luso-afro-brasileira, enquanto formas de expressão das culturas letrada e iletrada, respectivamente. O objetivo central é refletir sobre as afinidades, similaridades ou analogias, apreendidas pelos autores referidos, considerando como eles constituem, em seus escritos, cadeias sincrônicas de sentido, nas quais o “erudito” está intimamente relacionado com o “popular” e vice-versa.
Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Português (Brasil)
Palavras-chave