As relações do Império do Brasil com a Santa Sé na obra do artista português Bordalo Pinheiro

Autores

  • Angela Maria da Motta Telles Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Bordalo Pinheiro, Caricaturas, Segundo Reinado, Santa Sé, História, Brasil

Resumo

Nesse artigo analisaremos os primeiros trabalhos produzidos pelo artista português, Rafael Bordalo Pinheiro, no periódico O Mosquito, publicado no Rio de Janeiro sobre a questão religiosa, que foi discutida na imprensa, em meados de 1870, sobre as relações internacionais entre o Império do Brasil e a Santa Sé.
O interesse por este caricaturista português surgiu no contexto de uma pesquisa mais ampla que visa identificar e discutir a produção de charges, caricaturas e alegorias alusivas à diplomacia, às relações internacionais do Segundo Reinado e primeira década da República, veiculadas nos periódicos ilustrados publicados no Rio de Janeiro. Projeto de tese em andamento no Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ, gerado a partir de pesquisa promovida, pelo Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão, sediado no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro.
Grande parte desse material pesquisado, principalmente o relativo a produção de revistas da segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro, foi realizado no Real Gabinete Porttiguês de Leitura, instituição cultural que abriga importantes coleções de periódicos ilustrados desse período. O material iconográfico levantado foi fundamental na construção das imagens de Brasil e, está relacionado com questões, e projetos políticos que permearam as relações sociais daquele período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria da Motta Telles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Angela Motta Telles é Professora de História das Relações Internacionais do Brasil da Universidade
Estácio de Sá e doutoranda em História Social pelo IFCS-UFRJ e pesquisadora do CHDD-FUNAG.

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Maria da Motta Telles, A. (2005). As relações do Império do Brasil com a Santa Sé na obra do artista português Bordalo Pinheiro. Convergência Lusíada, 19(21), 45–61. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/685