Questões de família: um estudo sobre as relações em família no romance As aves não têm céu, de Ricardo Fonseca Mota
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2021.n45a425Palavras-chave:
Família, discurso do patriarcado, subalternidade femininaResumo
Este artigo dedica-a ao estudo das relações em família no romance As aves não têm céu (2020), de Ricardo Fonseca Mota, considerando o patriarcado como categoria de análise. De forma geral, objetiva-se analisar como o discurso do patriarcado se apresenta na organização familiar dos personagens do romance. Para isso, procurou-se identificar quais aspectos mudaram em relação ao modelo de família patriarcal e quais permanecem presentes sob uma nova roupagem. O estudo demonstrou que ainda estão presentes nas famílias dos personagens valores do patriarcado, materializados pelo discurso de inferioridade da mulher e incapacidade de conciliar trabalho e família. Outrossim, evidenciou-se também que o discurso do patriarcado ultrapassa os limites do ambiente familiar, atingindo todos os espaços da sociedade, impingindo sobre a mulher a responsabilidade por toda espécie de desajuste seja em ambiente familiar, seja no espaço do trabalho.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.
CANDIDO, Antônio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antônio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. (Org.). A personagem de ficção. 11 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 51-80.
CASIMIRO, Claudia. Tensões tiranias e violência familiar: da invisibilidade à denúncia. In: MATTOSO, José (coord.). História da vida privada em Portugal – Os nossos dias. Lisboa: Temas e Debates, 2011. p. 112-140
COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes, discursos iguais: a construção do corpo feminino na história. Dourados, MS:UFGD, 2014. DOI: https://doi.org/10.14393/CEF-v28n2a2015-9
COSTA, Rosalina Pisco. Família e Famílias no Portugal contemporâneo. Discursos, trama e textura em perspectiva sociológica, Eborensia, n. 50, p. 95-136, 2016.
LEANDRO, Maria Engrácia. Transformações da família na história do Ocidente, Theológica, 2ª série, n. 41, p. 51-74, 2006.
MOTA, Ricardo Fonseca. As aves não têm céu. Lisboa: Porto Editora, 2020. SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.