Cleonice Berardinelli camonista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1354

Palavras-chave:

Cleonice Berardinelli, Camões, Épica, Lírica, Hannah Arendt

Resumo

Partindo da leitura dos Estudos camonianos (1973), e de Falas... (1994), de Cleonice Berardinelli, o texto desenvolve a hipótese de que a atenção da estudiosa à estrutura da epopeia clássica é a via de leitura para que n’Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, sejam apreendidos fundamentos do passado e possam ser apreendidos os princípios de uma escrita nova, determinantes para compreensão da atualidade da Obra camoniana. Na atenção voltada à Lírica, particularmente aos sonetos, o texto considera, pela mão segura da Camonista, a condição humana do Poeta do e no seu tempo português em crise: o século XVI atravessado politicamente pelo Renascimento histórico e, culturalmente, pelo Humanismo poético, em que as contradições amorosas entre o puro e o ferro Amor épico-lírico fazem do poeta reverberado uma figura do nosso mundo contemporâneo. O diálogo entre Cleonice Berardinelli e Hannah Arendt adianta uma agenda pedagógica em curso que alia a liberdade estética ao compromisso ético, quando digna e responsável.

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Biografia do Autor

Jorge Fernandes da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Emérito Titular de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da UFRJ; é pesquisador 1A do CNPq.

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

da Silveira, J. F. (2025). Cleonice Berardinelli camonista. Convergência Lusíada, 36(Esp.), 77–93. https://doi.org/10.37508/rcl.2025.nEsp.a1354