Mediante perspectivas desenvolvidas por certos trabalhos de Agostinho da Silva e de Ariano Suassuna, o artigo trata das potenciais afinidades eletivas entre o pensamento profético-escatológico do Padre Antônio Vieira e alguns dos aspectos messiânicos da cultura popular tradicional luso-afro-brasileira, enquanto formas de expressão das culturas letrada e iletrada, respectivamente. O objetivo central é refletir sobre as afinidades, similaridades ou analogias, apreendidas pelos autores referidos, considerando como eles constituem, em seus escritos, cadeias sincrônicas de sentido, nas quais o “erudito” está intimamente relacionado com o “popular” e vice-versa.

  • Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva

Resumo

Neste artigo refletimos acerca da concepção de história do historiador e crítico literário português Fidelino de Figueiredo (1889-1967) a partir de temas subjetivos, como o medo, a angústia e a morte, muito presentes em sua obra. Relacionamos o intelectual ao seu tempo a fim de perceber como os conflitos europeus da primeira metade do século XX influenciaram seu pensamento. Exilado no Brasil, seus textos ainda possibilitam análises sobre as relações entre antigas metrópoles e colônias.

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Publicado
2017-07-28
Como Citar
Barcelos Ribeiro da Silva, A. P. (2017). Mediante perspectivas desenvolvidas por certos trabalhos de Agostinho da Silva e de Ariano Suassuna, o artigo trata das potenciais afinidades eletivas entre o pensamento profético-escatológico do Padre Antônio Vieira e alguns dos aspectos messiânicos da cultura popular tradicional luso-afro-brasileira, enquanto formas de expressão das culturas letrada e iletrada, respectivamente. O objetivo central é refletir sobre as afinidades, similaridades ou analogias, apreendidas pelos autores referidos, considerando como eles constituem, em seus escritos, cadeias sincrônicas de sentido, nas quais o “erudito” está intimamente relacionado com o “popular” e vice-versa. Convergência Lusíada, 24(30). Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/121