Amigos de Bocage Oriundos do Brasil

Auteurs

  • Daniel Pires Centro de Estudos Bocageanos

Mots-clés :

transgressão, clandestinidade, maçonaria, Iluminismo

Résumé

A presente comunicação debruça-se sobre a obra e a actividade dos amigos de Bocage que nasceram no Brasil. Nela são designadamente focados a leitura clandestina de obras que se encontravam em sintonia com os ideais do Iluminismo, o quotidiano transgressor dos estudantes da Universidade de Coimbra, a praxis da maçonaria e a repressão que era exercida, no final do século XVIII, sobre os livre-pensadores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Daniel Pires, Centro de Estudos Bocageanos

Presidente do Centro de Estudos Bocageanos, Investigador do Centro de História e do CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Professor do Ensino Secundário em Setúbal, foi Leitor de Português nas Universidades de Glasgow, Macau, Cantão e Goa. Autor e/ou organizador de numerosas publicações (livros, catálogos, ensaios, artigos etc.), incumbe-se no momento da edição da Obra Completa de Bocage (4 volumes já publicados) e dedica-se principalmente à pesquisa sobre a Imprensa Periódica em Portugal, autores do séc. XVIII e Camilo Pessanha.

Téléchargements

Publiée

2007-12-30

Comment citer

Pires, D. (2007). Amigos de Bocage Oriundos do Brasil. Convergência Lusíada, 21(24), 112–121. Consulté à l’adresse https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/553

Numéro

Rubrique

3º Colóquio do PPRLB - Entre Iluminados e Românticos