Arquitetura e dramaturgia: modelos iluminados da Corte refletidos na Casa de Ópera de Vila Rica e no Real Teatro São João (1770-1822)

Autores/as

  • Evelyn Furquim Werneck Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Palabras clave:

arquitetura, dramaturgia, Iluminismo, edifício teatral

Resumen

A proposta deste artigo é apresentar alguns resultados da pesquisa Arquitetura e dramatur­gia, (apoiada pela CAPES e CNPq), buscando demonstrar que o "vazio teatral" no Brasil do século XVIII e início do XlX - citado por renomados historiadores-, foi na realidade um período de intensas atividades teatrais e musicais assim como nas demais artes, con­forme comprovado pelas inúmeras Casas de Ópera construídas, a exemplo da de Vila Rica, ainda na colônia, e do Real Teatro São João, após a chegada da Corte. Os edifícios anali­sados bem como o repertório que exibiram refletem os modelos iluministas portugueses implantados no Brasil, assim como a herança do gosto pelo teatro e pela ópera que seriam perpetuados ao longo do século XIX.

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Biografía del autor/a

Evelyn Furquim Werneck Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Evelyn Furquim Werneck Lima é Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
(Unirio) Centro de Letras e Artes. Pesquisadora do CNPq. Pesquisadora da CAPES em estágio pós-doutoral (Paris
X-Nanterre), Membro do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Autora
entre outros, do livro Arquitetura do Espetáculo (2000). Desenvolve pesquisa sobre o Espaço Teatral.

Publicado

2007-12-30

Cómo citar

Furquim Werneck Lima, E. (2007). Arquitetura e dramaturgia: modelos iluminados da Corte refletidos na Casa de Ópera de Vila Rica e no Real Teatro São João (1770-1822). Convergência Lusíada, 21(24), 156–176. Recuperado a partir de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/557

Número

Sección

3º Colóquio do PPRLB - Entre Iluminados e Românticos