Fora a cidade, o último coração do sonho, em Al Berto
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a325Keywords:
tradição e modernidade, poesia portuguesa contemporânea, poesia e espaço.Abstract
Este trabalho busca analisar o poema “prefácio para um livro de poemas”, de Al Berto, relacionando questões que envolvem a literatura, o espaço, a modernidade com o território da tradição, menos observado pela crítica contemporânea. A leitura parte do princípio de que o poema situa-se em um espaço intermédio, entre a intensidade da emoção que reside nos restos de metáforas expressivas do passado, por um lado, e a exatidão, tal como a definiu Italo Calvino, por outro. É minha hipótese de leitura que o poema mostre um salto em direção a uma terra coletiva e ancestral que resguarda o espaço cultural ibérico lírico.
Downloads
References
AL BERTO. O último coração do sonho. Org. Jorge dos Reis-Sá. Vila Nova de Famalicão: Quase Edições, 2006.
ANGHEL, Golgona. Al Berto oral. In: AL BERTO. O último coração do sonho. Org. Jorge dos Reis-Sá. Vila Nova de Famalicão: Quase Edições, 2006. p. 13-31.
______. Eis-me acordado muito tempo depois de mim: uma biografia de Al Berto. 2. ed. Vila Nova de Famalicão: Quase Edições, 2012.
BARRENTO, João. Geografia imaterial: três ensaios sobre a poesia. Lisboa: Documenta, 2014.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Tradução: José Carlos Martins Barbosa e Hermerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
______. A literatura e o direito da morte. In: A parte do fogo. Tradução: Ana Maria Scherer. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 290-330.
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Tradução: Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
______. Seis propostas para o próximo milénio. Lisboa: Teorema, 1998.
JAUSS, Hans Robert. Tradição literária e consciência atual da modernidade. In: OLINTO, Heidrun Krieger (Org.). Histórias de literatura: as novas teorias alemãs. São Paulo: Ática, 1996.
JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964.
MARTELO, Rosa Maria. Vidro do mesmo vidro: tensões e deslocamentos na poesia portuguesa depois de 1961. Porto: Campo das Letras, 2007.
MATOS, Olgária C. F. O iluminismo visionário: Benjamin, leitor de Descartes e Kant. São Paulo: Brasiliense, 1993.
O CÉU de Lisboa. Direção: Wim Wenders. Portugal. 1984. 99 min.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
RECKERT, Stephen. Para além das neblinas de novembro: perspectivas sobre a poesia ocidental e oriental. Tradução: Dídia Marques Reckert. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999.
ROUANET, Sérgio Paulo. Édipo e o anjo: itinerários freudianos em Walter Benjamin. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
SHORSKE, Carl E. La idea de ciudad en el pensamiento europeo de Voltaire a Spengler, Punto de Vista, Buenos Aires, n. 30, jul./oct., 1987.
WENDERS, Wim. A paisagem urbana. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 23, p. 180-189, 1994.
ZAMBRANO, María. A metáfora do coração e outros escritos. 2. ed. Introd. e trad. José Bento. Lisboa: Assírio e Alvim, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Convergência Lusíada agree with the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC-BY-NC 4.0) that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal’s published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
Revista Convergência Lusíada is licensed under a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.