Questões de família: um estudo sobre as relações em família no romance As aves não têm céu, de Ricardo Fonseca Mota

  • Martha Stella Melo da Silva Universidade do Estado do Amapá (UEAP)
Palavras-chave: Família, discurso do patriarcado, subalternidade feminina

Resumo

Este artigo dedica-a ao estudo das relações em família no romance As aves não têm céu (2020), de Ricardo Fonseca Mota, considerando o patriarcado como categoria de análise. De forma geral, objetiva-se analisar como o discurso do patriarcado se apresenta na organização familiar dos personagens do romance. Para isso, procurou-se identificar quais aspectos mudaram em relação ao modelo de família patriarcal e quais permanecem presentes sob uma nova roupagem. O estudo demonstrou que ainda estão presentes nas famílias dos personagens valores do patriarcado, materializados pelo discurso de inferioridade da mulher e incapacidade de conciliar trabalho e família. Outrossim, evidenciou-se também que o discurso do patriarcado ultrapassa os limites do ambiente familiar, atingindo todos os espaços da sociedade, impingindo sobre a mulher a responsabilidade por toda espécie de desajuste seja em ambiente familiar, seja no espaço do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Stella Melo da Silva, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Martha Stella Melo da Silva é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/FCL-Ar). Desenvolve pesquisa sobre o romance Bom Crioulo (1895), de Adolfo Caminha. É mestre pela Universidade Federal do Amapá (2013). Atua como docente assistente no Curso de Letras da Universidade do Estado do Amapá.

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.

CANDIDO, Antônio. A personagem do romance. In: CANDIDO, Antônio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida; GOMES, Paulo Emílio Salles. (Org.). A personagem de ficção. 11 ed. São Paulo: Perspectiva, 2007. p. 51-80.

CASIMIRO, Claudia. Tensões tiranias e violência familiar: da invisibilidade à denúncia. In: MATTOSO, José (coord.). História da vida privada em Portugal – Os nossos dias. Lisboa: Temas e Debates, 2011. p. 112-140

COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes, discursos iguais: a construção do corpo feminino na história. Dourados, MS:UFGD, 2014.

COSTA, Rosalina Pisco. Família e Famílias no Portugal contemporâneo. Discursos, trama e textura em perspectiva sociológica, Eborensia, n. 50, p. 95-136, 2016.

LEANDRO, Maria Engrácia. Transformações da família na história do Ocidente, Theológica, 2ª série, n. 41, p. 51-74, 2006.

MOTA, Ricardo Fonseca. As aves não têm céu. Lisboa: Porto Editora, 2020. SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

Publicado
2021-06-30
Como Citar
Stella Melo da Silva, M. (2021). Questões de família: um estudo sobre as relações em família no romance As aves não têm céu, de Ricardo Fonseca Mota. Convergência Lusíada, 32(45), 158-180. https://doi.org/10.37508/rcl.2021.n45a425