Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. Serão aceitos, para serem apreciados pelo Conselho Editorial / Conselho Consultivo, artigos e resenhas sobre literatura portuguesa, relações literárias luso-afro-brasileiras, estudos comparados entre literatura portuguesa e demais literaturas, inéditos, com possível perspectiva interdisciplinar. 

2. Serão aceitas também entrevistas com figuras da cultura luso-afro-brasileira. 

3. Extensão dos arquivos: 

a) Ensaios e artigos, entre 21.000 e 28.000 caracteres digitados (cerca de 15 a 20 páginas), incluídas as referências bibliográficas. 

b) Resenhas de livros publicados (nos últimos dois anos em relação ao número da Convergência Lusíada em chamada aberta) ou de teses defendidas de evidente contribuição científica (ambos nos dois últimos anos), entre 4.200 e 7.000 caracteres digitados (cerca de 3 a 5 páginas). 

c) Entrevistas, entre 4.200 e 7.000 caracteres digitados (cerca de 3 a 5 páginas). 

4. Todos os textos deverão ser submetidos a parecer do Conselho Editorial / Conselho Consultivo que poderá aprová-los integralmente, vetá-los integralmente ou sugerir aos autores modificações de estrutura e/ou conteúdo. 

5. Cada autor pode submeter apenas um artigo ou resenha por número da revista e, tendo tido um artigo publicado, só poderá voltar a publicar na revista após o interstício de 3 (três) números. 

6. Os originais devem ser redigidos por pós-graduados (mestres e/ou doutores) ou pós-graduandos (doutorandos). No caso de graduados, mestrandos ou ainda graduandos, somente serão aceitos textos em coautoria com doutor(es), em situação de orientação. 

7. Serão aceitos textos em português, inglês, francês, espanhol e italiano. 

8. O arquivo .doc/.docx/.rtf submetido não pode ser identificado com os dados do autor (seja na autoria, seja em referências bibliográficas /notas explicativas). Os trabalhos submetidos serão associados aos metadados preenchidos no momento da submissão e serão reconhecidos pelo sistema. Por esta razão, é imprescindível atenção à inclusão correta e completa de dados no momento de cadastramento do(s) autor(es). 

 ● Os avaliadores também verificarão o ineditismo dos textos por meio de ferramentas virtuais antiplágio. 

 9. O texto deverá ser devidamente revisado pelo autor antes de sua submissão. A comissão editorial reserva-se o direito de efetuar nova revisão e de encaminhá-la para que o(s) autor(es) proceda(m) aos ajustes indicados. Quando aprovado para publicação, o autor incluirá, ao final da versão revista de seu arquivo, minibiografia e indicação do n. ORCID. A redação final do texto é de total responsabilidade de seu autor. 

 10. Os textos devem ser submetidos online de acordo com as chamadas publicadas. 

 11. FORMATAÇÃO: Os textos submetidos à Convergência Lusíada deverão seguir o seguinte padrão: 

 corpo do texto: 
      • tamanho de página A4;
      • fonte Times New Roman, tamanho 12;
      • espaço 1,5 entre linhas;
      • parágrafos justificados com entrada de 1,25 cm na primeira linha a partir da margem esquerda;
      • margem superior e esquerda de 3 cm e margem inferior e direito de 2 cm;
      • Formato do arquivo *.doc, *.docx ou *.rtf.

 títulos:
     • o título original deve vir no início do texto, em caixa-alta, fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado, espaçamento 1,5;
     • o título vertido para o inglês deve vir uma linha abaixo do título original, em itálico, com um espaço 1,5, em caixa-alta, fonte Times New Roman, tamanho 12. Se o artigo for redigido em língua inglesa, o título traduzido para o português deve vir nesse lugar, no mesmo formato;
     • se o idioma original não for o inglês ou o português, os títulos nesses dois idiomas devem ser fornecidos, obrigatoriamente. No caso, o título em português deve vir na linha imediatamente abaixo do título original, seguido do título em inglês, ambos em itálico, com espaço 1,5, em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12. 

resumos e palavras-chave:
     • Os resumos e palavras-chave devem ser indicados, obrigatoriamente, em português e inglês; e, caso o texto seja redigido em um desses dois idiomas, também será necessária a inclusão do resumo e das palavras-chave no idioma original;
     • a palavra resumo no idioma original deve vir duas linhas abaixo dos títulos, com espaçamento 1,5, alinhado à esquerda, fonte tamanho 12, em caixa-alta e negrito, seguido de dois pontos;
     • o texto do resumo no idioma original deve iniciar-se logo abaixo do título RESUMO e conter, no máximo, 250 (duzentas e cinquenta) palavras em parágrafo único, com espaçamento simples, alinhamento justificado, sem recuo de parágrafo e fonte Times New Roman tamanho 12;
     • na linha abaixo do resumo, devem-se incluir, no mínimo, três e, no máximo, cinco palavras-chave, precedidas do termo Palavras-chave (seguido de dois pontos), fonte Times New Roman, tamanho 12, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;
     • em seguida ao resumo e palavras-chave no idioma original, devem vir o resumo em inglês (ABSTRACT) e palavras-chave (KEYWORDS), com a mesma formatação. Se o artigo for redigido em língua inglesa, o resumo e palavras-chave em português devem vir nesse lugar, no mesmo formato;
     • se o idioma original não for o inglês ou o português, os resumos e palavras-chave nesses dois idiomas devem ser fornecidos, obrigatoriamente. No caso, a ordem de apresentação será: idioma original, português e inglês. 

Estrutura interna do texto: 

 a) ilustrações – figuras, gráficos, quadros e tabelas com título (posicionado acima da ilustração) sobre seu conteúdo, se necessário, e indicação da fonte original (posicionada abaixo da ilustração). Quando produzidas pelo próprio autor, deverá constar “Fonte: elaboração própria”.

 b) as notas de rodapé ao longo do texto, não muito extensas, devem ser somente explicativas;

 c) expressões latinas e outros estrangeirismos devem estar em itálico; 

 d) os títulos das seções devem vir sem recuo, sem numeração, em negrito e com a primeira letra em maiúscula; 

 e) no texto, a designação de títulos de obras deve vir em itálico, com maiúscula apenas no início, exceto em casos de nomes próprios. 

 Citações: 

 As citações devem seguir a norma NBR 10520-2023 (ABNT) , a saber: 

 a) as citações de até 3 linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas duplas; 

 b) as citações com mais de três linhas devem ter um recuo de 4cm da margem esquerda e não devem ser assinaladas entre aspas; 

 c) uso da fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples, para as citações com mais de três linhas e para os resumos; 

 d) os textos não devem conter sublinhados e marcações em negrito. Para destaque, utilizar somente aspas e itálico. No caso de grifos feitos pelos autores dos artigos/resenhas, nas citações diretas devem ser assinaladas junto das referências entre parênteses, por exemplo: (Serrão, 1985, p. 31, grifo nosso ou grifo próprio). Sobre traduções próprias, deve ser informado “tradução nossa” ou “tradução própria”, por exempl: (Olin, 2003, p. 21, tradução nossa). 

 e) as indicações bibliográficas deverão figurar no corpo do texto, entre parênteses, da seguinte forma: sobrenome do autor; vírgula; ano da edição em questão; vírgula; abreviatura de página (p.); espaço e o número desta(s); ponto. Exemplo: (Serrão, 1985, p. 31-35.) Não devem ser utilizadas expressões como idem ou ibidem. Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após a data sem espaço no texto. Nas referências ao final do texto, as letras relativas às publicações devem ser mantidas respectivamente. 

 f) outros tipos de notas explicativas devem figurar no rodapé da página, em corpo 10, com espaçamento simples; 

 g) as referências bibliográficas devem estar no fim do texto, em ordem alfabética por sobrenome, com a seguinte formatação: fonte Times New Roman, corpo 11, espaço simples, e conter todas as obras citadas nas indicações bibliográficas. Devem seguir a norma referente e atualizada da ABNT (NBR6023), a saber:

          ● Para livros deverá ser seguido o seguinte formato:

SOBRENOME do autor, nome do autor. Título do livro. Local de publicação: Nome da editora, Data da publicação. (Incluir, entre o Título do livro e o Local de publicação, o número da edição, quando não for a primeira, usando para tanto o formato: número da edição em algarismo arábico, ponto, espaço, ed. Exemplo: 3ª. ed.). Os subtítulos são antecedidos de dois-pontos, com caixa-baixa, em redondo. 

Exemplo:
LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade. 2ª. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1982.
LOURENÇO, Eduardo. A Europa desencantada: para uma mitologia europeia. 2ª. ed. Lisboa: Gradiva, 2005. 

          ●  Para artigos publicados em revistas e periódicos:

SOBRENOME do autor, nome do autor. Título do artigo, Nome do periódico, série do periódico, Local de publicação, v. Volume do periódico, n. Número do periódico, p. Páginas em que está presente o artigo, data. 

Exemplo:
PESSOA, Fernando. A nova poesia portuguesa sociologicamente considerada, A Águia, 2ª. série, Porto, v. 1, n. 4, p. 101-107, abril 1912. 

 Para os demais casos, recomenda-se consulta direta ao texto das normas mais recentes da ABNT sobre indicação de referências. 

 *** 

● Todos os artigos devem ser submetidos com o cumprimento destas normas e revisados pelo Autor.
● Todos os textos aprovados em duplo cego serão devolvidos aos autores para nova revisão e inclusão do nome do autor, instituição de origem e inclusão de minicurrículo (máximo 08 linhas) ao final.
● A aprovação do texto não significa a sua imediata publicação. Nesse caso será publicado em número posterior a critério dos editores.
● Toda a comunicação com a revista deverá ser feita através do e-mail convergencia.lusiada@gmail.com.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.