O circuito da produção de um impresso pornográfico: estratégias e táticas
Resumo
O presente artigo busca observar o lugar de autoria assumido pelos jornais pornográficos, ditos licenciosos, que circularam no cenário luso-brasileiro durante o século XIX. Para esse trabalho, objetivamos analisar no jornal A Pérola os papéis de autoria anônima, de acordo com o modelo de circuito de impressos, proposto por Darnton (2010) que via a autoria presente nas teias da materialidade do texto. Essa prática de reconhecer a materialidade do texto e a prática de leitura durante uma investigação segue o que propõe Darnton (2010, p. 145): “Com efeito, a tipografia, o estilo e a sintaxe determinam como os textos transmitem os sentidos.” Por fim, tentaremos perceber a dialética presente na relação dual estratégia/tática-editor/leitor, segundo de Certeau (2012), para compreendermos a motivação do consumo em grande escala de um produto proibido – os jornais licenciosos, ou jornais “para serem lidos com uma mão só”, eram repudiados por uma sociedade que se matinha sob a ótica do poder do cristianismo, do Estado e da medicina – burlando o sistema censório luso-brasileiro em nome do lucro (editores e impressores) e do prazer (leitores e leitoras oitocentistas).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.