A gênese literária de Florbela Espanca

Autores

  • Fabio Mario da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2023.n49a679

Palavras-chave:

criação literária, gênero, Florbela Espanca

Resumo

O objetivo do artigo é entender o processo artístico de Florbela Espan­ca, revelando como desde os seus primeiros escritos encontramos uma autora que tenta dialogar com o cânone e, ao mesmo tempo, busca a sua própria identidade. Para atingir nossos objetivos, iremos trabalhar, sobre­tudo, com os textos esparsos (poesia e prosa) que não foram compilados para os livros preparados por Florbela, apontando algumas interlocuções e alguns projetos poéticos pensados pela autora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Mario da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor de Literatura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Unidade Acadêmica de Serra Talhada), também do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRPE e em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Fez pós-doutorados em Literatura Portuguesa (2016) na Universidade de São Paulo, com bolsa da FAPESP e em Estudos Portugueses na Universidade de Lisboa (2020). É doutor em Literatura e mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade de Évora. Também é pesquisador do CEC (Centro de Estudos Clássicos) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa) da Universi­dade do Porto. Integra a equipe do Centro Internacional e Multidiscipli­nar de Estudos Épicos (CIMEEP) da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

ALONSO, Cláudia Pazos. Uma Poeta Forte: a re-visão como manifestação de engenho e arte. In: ESPANCA, Florbela. Charneca em Flor. Org., notas e fixação de textos de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva. Lisboa: Editorial Estampa, 2013, p. 17-38.

DAL FARRA, Maria Lúcia. Cogitações sobre o manuscrito. In: ESPANCA, Florbela. Trocando Olhares. Est. Introdutório, texto e notas de Maria Lúcia Dal Farra. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1994, p. 17-148.

ESPANCA, Florbela. Trocando Olhares de Florbela Espanca. A Pré-história da poética de Florbela Espanca [1915-1917]. Estudo introdutório, estabelecimento do texto e notas de Maria Lúcia Dal Farra. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1994.

ESPANCA, Florbela. Cartas e Diário. Organização, introdução e notas de Rui Guedes. 2 ed. Venda Nova: Bertrand Editora, 1995.

ESPANCA, Florbela. Charneca em Flor. Org., notas e fixação de textos de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva. Lisboa, Editorial Estampa, 2013.

ESPANCA, Florbela. Poesia Completa. Organização e estudo introdutório de Fabio Mario da Silva. São Paulo: Hedra, 2023.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: EDUSP, 1997.

MARTINHO, Fernando J. B. A família poética. JL: Jornal de Letras, Artes e Ideias. Ano XIV. n.º 627. Lisboa: novembro de 1994, p. 20-22.

PEREIRA, José Carlos Seabra. Notas sobre Trocando Olhares. In: ESPANCA, Florbela. Obra Poética Volume II. Obras de Florbela Espanca. Organização e notas de José Carlos Seabra Pereira. Lisboa: Editorial Presença, 2010, p. 117-128.

PROENÇA, Raul. Primeiros Passos- comentários de Raul Proença. In: Espólio Florbela Espanca. N10/4. Lisboa: Biblioteca Nacional. Disponível em: http://purl.pt/272/2/n10/n10_item4/P2.html . Acesso em 21 jun. 2020.

SILVA, Fabio Mario da. Da metacrítica à psicanálise: a angústia eu “eu” lírico na poesia de Florbela Espanca. Évora: Universidade de Évora, 2008.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

da Silva, F. M. (2023). A gênese literária de Florbela Espanca. Convergência Lusíada, 34(49), 236–251. https://doi.org/10.37508/rcl.2023.n49a679