Poeta embriagado de ideias íntimas

Palavras-chave: Álvares de Azevedo, crítica da arte, ironia

Resumo

O artigo pretende analisar os procedimentos irônicos e descritivos do po­ema “Ideias íntimas” (Álvares de Azevedo), eleitos para forjar um conflito com o sistema poético tradicional e seu tempo artístico. O texto discute a construção do eu lírico como um poeta que se apresenta como um es­tudante do curso de direito que, interrompendo os estudos, contempla, expõe e interpreta algumas imagens de obras de arte de sua autoria e de outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cilaine Alves Cunha, Universidade de São Paulo (USP)

É professora livre-docente de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado na Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro), com pesquisa sobre O Guesa, de Sousândrade. É autora do livro O belo e o disforme: Álvares de Azevedo e a ironia romântica (São Paulo: Edusp, 1998) e de artigos em livro e em periódicos sobre a obra de Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Bernardo Guimarães, Sousân­drade, Machado de Assis, entre outros assuntos.

Referências

AZEVEDO, Álvares. Obras. Precedidas de um discurso biographico e acompanhadas de notas pelo Sr. Dr. Jacy Monteiro. 2. ed. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1862. v 2. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/ bbm/5029. Acesso em: 14 abr. 2020.

AZEVEDO, Álvares. Lira dos vinte anos. Organização Péricles Eugênio da Silva Ramos. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.

AZEVEDO, Álvares. Noite na taverna. Organização Cilaine Alves Cunha. São Paulo: Globo, 2006.

CAMILO, Vagner. Devaneios de um estudante solitário. In: CAMILO, Vagner. Risos entre pares. São Paulo: Edusp, 1997. p. 75-96.

CARONE, Modesto. Álvares de Azevedo, um poeta urbano, Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 set. 1981. n.p. Disponível em: http://almanaque.folha. uol.com.br/carone10.htm. Acesso em: 5 abr. 2020.

CAVALHEIRO, Edgard. Fagundes Varela. 3. ed. São Paulo: Martins, 1956.

CORREIA, Marlene de Castro. A poesia de Álvares de Azevedo: o drama na cena do cotidiano, Poesia Sempre, Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, ano 6, n. 9, p. 312-324, mar. 1998.

D’ANGELO, Paolo. A estética do romantismo. Tradução Isabel Teresa San¬tos. Lisboa: Estampa, 1998.

DE SANCTIS, Francesco. Ensaios críticos. São Paulo: Nova Alexandria, 1993.

HANSEN, João Adolfo. Agudezas seiscentistas e outros ensaios. São Paulo: Edusp, 2019.

SCHLEGEL, Friedrich. O dialeto dos fragmentos. Tradução Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1997.

VOLOBUEF, Karin. Álvares de Azevedo e a ambigüidade da orgia, Orga¬non, Porto Alegre, v. 19, n. 38-39, p. 127-145, 2005. Disponível em: https:// seer.ufrgs.br/organon/article/view/30064/18649. Acesso em: 4 abr. 2020.

WERKEMA, Andréa. Oscilações do “espontâneo” na poesia de Álvares de Azevedo, O Eixo e a Roda: Revista de Literatura Brasileira, Belo Horizonte, v. 22, n. 2, p. 39-49, dez. 2013. Disponível em: http://www.periodicos.letras. ufmg.br/index.php/o_eixo_ea_roda/article/view/5379. Acesso em: 4 nov. 2019.

Publicado
2020-12-30
Como Citar
Cunha, C. A. (2020). Poeta embriagado de ideias íntimas. Convergência Lusíada, 31(44), 166-190. https://doi.org/10.37508/rcl.2020.n44a415