As viagens de Nísia Floresta: memória, testemunho e história

  • Constância Lima Duarte Universidade Federal de Minas Gerais Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Resumo

O texto contém uma breve apresentação dos livros que Nísia Floresta Brasileira Augusta publicou em terras estrangeiras. Nascida no Rio Grande do Norte, Brasil, em 1810, ela residiu em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro antes de se mudar para a Europa, em 1849, e visitar diferentes países até falecer, em 1885, em Rouen, na França. Dentre os 15 títulos que publicou – romances, novelas, contos, poemas e ensaios, escritos em português, francês e italiano –, destacam-se Itinéraire d’un voyage en Allemagne (Paris, 1857) e Trois ans en Italie, suivis d’un voyage en Gréce (Paris, 1864, v. I.; 1871, v. II), que, escritos sob a forma de diário ou de cartas, revelam, bem ao gosto da época, as emoções e as impressões da autora diante das cidades e países que visita. Nísia Floresta dialogou com o discurso das metrópoles, e em sua trajetória de vida ampliou os passos da jovem nordestina, autora de Direitos das mulheres e injustiça dos homens, que já anunciava, em 1832, uma postura altiva perante o olhar estrangeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-05
Como Citar
Lima Duarte, C. (2017). As viagens de Nísia Floresta: memória, testemunho e história. Convergência Lusíada, 27(36). Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/39
Seção
DOSSIÊ: ESCREVER(-SE) MULHER