Uma cidade em ruínas: representações literárias de Luanda em dois romances angolanos do pós-independência
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a302Palavras-chave:
Luanda, ruínas, romances angolanos, pós-independênciaResumo
Por meio da escrita literária da cidade de Luanda, é possível, ainda hoje, ler questionamentos e reflexões sobre os rumos tomados pelo próprio país, o que demonstra que, assim como no período da independência, a capital da nação permanece sendo representada como o duplo metonímico de Angola. É o que procuraremos demonstrar na leitura dos romances O desejo de Kianda (1995), de Pepetela, e Os transparentes (2012), de Ondjaki. Neles, desenha-se uma cidade em ruínas, onde os sonhos, tais como os prédios, desmoronam frente à corrosão dos valores e ao esquecimento dos ideais que, no passado, alimentaram o sonho de formação de um “homem novo”.
Downloads
Referências
ANDRADE, Fernando Costa. Luanda: poemas em movimento marítimo. Luanda: Executive Center, 1997.
BROSSEAU, Marc. O romance: outro sujeito para a geografia. Trad. Márcia Trigueiro. In CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.) Literatura, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007. p. 79-122
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África?: entrevista com René Holenstein. Trad. Carlos Aboim de Brito. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.
MACÊDO, Tania. Luanda, cidade e literatura. São Paulo: Editora da Unesp, 2008.
ONDJAKI. Os transparentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
PEPETELA. O desejo de Kianda. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
SOUZA, Marcelo José Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SZYMBORSKA, Wislawa. Um amor feliz. Trad. Regina Przybycien. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
VIEIRA, José Luandino. A cidade e a infância. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
WACQUANT, Löic. Os condenados da cidade: estudo sobre marginalidade avançada. Trad. João Roberto Martins Filho et al. Rio de Janeiro: Revan; FASE, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.