Uma nova morada: música e memória na criação poética de Rui Pires Cabral
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a269Palavras-chave:
Rui Pires Cabral, poesia, música, memória, cidade.Resumo
Este estudo tem como objeto a criação poética de Rui Pires Cabral, centrando-se nos temas da música e da memória como elementos que transfiguram o espaço urbano, geradores de experiências múltiplas que povoam e intensificam a relação com a cidade. Partindo do estranhamento e da singularização, este trabalho pretende observar como estes elementos constroem um novo espaço e uma nova vivência do cenário urbano.
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Les Fleurs du mal (1857) (Disponível em: http://fleursdumal.org/poem/175. Acesso em: 5 mar. 2018.
CABRAL, Rui Pires. A super-realidade. S. l: s. e., 1995.
______. Morada. Porto: Assírio & Alvim, 2015.
EIRAS, Pedro. Um certo pudor tardio: ensaio sobre os “poetas sem qualidades”. Porto: Afrontamento, 2011.
NUNES, José Ricardo. 9 poetas para o século XXI. Coimbra: Angelus Novus, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.