José de Alencar e a crítica portuguesa do século XIX
Resumo
Análise da recepção da obra de José de Alencar pela crítica portuguesa do século XIX, em textos publicados em periódicos na segunda metade do século, com destaque para a passagem do romancista brasileiro em Portugal, no final da vida, e sua recepção pela intelectualidade lusitana. Homem de poucas viagens, Alencar deslocou-se para a Europa no final de vida, em busca de remédio para a sua doença. Depois de Londres, esteve em Lisboa, e, embora tenha sido recebido sem pompas, sua obra parece ter provocado um efeito contrário. Este estudo enfoca essas questões, procurando discutir a autonomia pretendida pelo romancista brasileiro e sua relação com o pensamento português.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.