Camilo Castelo Branco na historiografia literária: uma imagem cristalizada
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.n53a1333Palavras-chave:
Literatura Portuguesa, Historiografia literária, Camilo Castelo BrancoResumo
O objetivo deste ensaio é analisar como Camilo Castelo Branco é representado na historiografia literária, desde o século XIX, com Teófilo Braga, passando por Fidelino de Figueiredo, António José Saraiva e Óscar Lopes e Massaud Moisés no século XX, até chegar aos dias de hoje. Por meio do estudo da história das histórias de literatura portuguesa, busca-se mostrar que houve poucas mudanças na abordagem sobre Camilo, o que contribuiu para a formação de uma imagem cristalizada do escritor, que tem efeitos deletérios na leitura e no ensino de sua obra, tanto em Portugal quanto no Brasil.
Downloads
Referências
AGUIAR E SILVA, Vítor. Antelóquio sobre o esplendor e o declínio da história literária. In: CUNHA, Carlos Manuel Ferreira da. A construção do discurso da história literária na literatura portuguesa do século XIX. Braga: Universidade do Minho; Centro de Estudos Humanísticos, 2002. p. 1-7.
BRAGA, Theophilo. As modernas ideias na litteratura portugueza. Porto: Livraria Internacional de Ernesto Chardron; Lugan & Genelioux, 1892. v. 1.
BRAGA, Theophilo. Curso de historia da litteratura portugueza. Lisboa: Nova Livraria Internacional, 1885.
BRAGA, Theophilo. Historia da litteratura portugueza. Porto: Imprensa Portugueza Editora, 1870.
BRAGA, Theophilo. Historia do romantismo em Portugal. Lisboa: Nova Livraria Internacional, 1880.
BRAGA, Theophilo. Introducção e theoria da historia da litteratura portugueza. Porto: Livraria Chardron, 1896.
CARVALHO, João Soares. Camilo Castelo Branco. In: CASTRO, Francisco Lyon de (ed.). História da literatura portuguesa. Lisboa: Publicações Alfa, 2003. v. 4, p. 343-394.
CASTELO BRANCO, Camilo. Amor de perdição. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2020.
CUNHA, Carlos Manuel Ferreira da. A construção do discurso da história literária na literatura portuguesa do século XIX. Braga: Universidade do Minho; Centro de Estudos Humanísticos, 2002.
CUNHA, Carlos Manuel Ferreira da. A história da literatura portuguesa: paradigmas, impasses e retornos. Tágides, São Paulo, n. 1, p. 1-10, 2011a. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/17590. Acesso em: 8 set. 2024.
CUNHA, Carlos Manuel Ferreira da. A história literária no século XX: o positivismo e depois. Revista de estudos literários, Coimbra, n. 1, p. 37- 57, 2011b. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rel/article/ view/1935. Acesso em: 8 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-847X_1_2
FIGUEIREDO, Fidelino de. A crítica litteraria em Portugal (da renascença à actualidade). Lisboa: Cernadas e cia., 1910.
FIGUEIREDO, Fidelino de. História da literatura romântica. 3. ed., revista. São Paulo: Editora Anchieta, 1946.
FIGUEIREDO, Fidelino de. Historia da litteratura romântica portuguesa (1825-1870). Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1913.
FIGUEIREDO, Fidelino de. História literária de Portugal (séculos XII-XX).
ed. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura, 1960.
FIGUEIREDO, Fidelino de. Literatura portuguesa: desenvolvimento histórico das origens à actualidade. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1941.
FRANCHETTI, Paulo. Apresentação. In: CASTELO BRANCO, Camilo.
Coração, cabeça e estômago. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. IX-L.
MARTINS, José Cândido de Oliveira. Fidelino de Figueiredo e a crítica da teoria literária positivista. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.
MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. 32. ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
OLIVEIRA, Paulo Motta. Camilo entre tempos: trajetórias historiográficas. Anais do XX Congresso Internacional da Abraplip: no limite dos sentidos. Niterói: UFF, 2005, p. 1791-1802.
PAVANELO, Luciene Marie. As causas da decadência de Portugal no romance histórico de Camilo Castelo Branco. In: LEITE, Ana Mafalda; BERGAMO, Edvaldo; CANEDO, Rogério (Orgs.). A permanência do romance histórico: literatura, cultura e sociedade. São Paulo: Intermeios, 2021. p. 163-179.
PAVANELO, Luciene Marie. O castigo de Camilo à soberba cega de uns bárbaros que se arregimentavam com a cruz na avançada: nação e colonialismo em O senhor do Paço de Ninães. In: PAVANELO, Luciene Marie; OLIVEIRA, Paulo Motta (Orgs.). O romance histórico de Camilo Castelo Branco: O Senhor do Paço de Ninães e outros escritos. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2020. p. 42-60.
PAVANELO, Luciene Marie. O herói romântico parodiado por Camilo Castelo Branco. Acta Philologica, Warsaw, v. 58, p. 57-68, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.7311/ACTA.58.2022.6. Acesso em: 8 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.7311/ACTA.58.2022.6
PAVANELO, Luciene Marie. O olhar distanciado de Camilo e a quebra da catarse. Remate de males, Campinas, v. 28, n. 2, p. 267-277, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.20396/remate.v28i2.8636306. Acesso em: 8 set. 2024. DOI: https://doi.org/10.20396/remate.v28i2.8636306
PAVANELO, Luciene Marie. Sobre bárbaros e parvoíces: o romance sentimental de Camilo Castelo Branco e Joaquim Manuel de Macedo. In: OLIVEIRA, Paulo Motta; PAVANELO, Luciene Marie (orgs.). Diálogos possíveis: Camilo Castelo Branco, Machado de Assis e a literatura do século XIX. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016. p. 13-32.
REIS, Carlos; PIRES, Maria da Natividade. História crítica da literatura portuguesa: o romantismo. 2. ed. Lisboa: Verbo, 1999, v. 5.
REIS, Carlos. Apresentação. In: REIS, Carlos; PIRES, Maria da Natividade. História crítica da literatura portuguesa: o romantismo. 2. ed. Lisboa: Verbo, 1999. v. 5, p. 7-9.
SARAIVA, António José. História da literatura portuguesa. 8. ed., revista. Lisboa: Publicações Europa-América, 1965.
SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da literatura portuguesa. 17. ed., corrigida e atualizada. Porto: Porto Editora, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciene Marie Pavanelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.