Sá de Miranda por Camilo Castelo Branco
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2025.n53a1325Palavras-chave:
Sá de Miranda, Século XIX, Camilo Castelo BrancoResumo
O romancista escreve o ensaio biográfico-crítico literário sobre o poeta quinhentista no bojo das comemorações pelos 300 anos da morte de Ca mões, defendendo teses que questionam outros leitores do poeta pré-ca moniano, mas que se encaixam no saber crítico concretizado no século XIX acerca da nova poesia de Sá de Miranda.
Downloads
Referências
BRAGA, Teófilo. História dos quinhentistas: vida de Sá de Miranda e sua escola. Porto: Livraria Chardron, 1896.
CASTELO BRANCO, Camilo. História e sentimentalismo: poetas e raças finas. Porto: Lello & Editores, 1980.
CASTELO BRANCO, Camilo. História e sentimentalismo, poetas e raças finas. Porto/Braga, Livraria Internacional Ernesto Chardron ed., 1880.
JAUSS, Hans Robert. Toward an aesthetic of reception. Minneapolis: Minnesota Press, 1982.
VASCONCELOS, Carolina Michaëlis de. Poesias de Francisco de Sá de Miranda: Edição feita sobre cinco manuscritos inéditos e todas as edições impressas, acompanhadas de um estudo sobre o poeta, variantes, notas, glossário e um retrato. Halle: Max Niemeyer, 1885. Edição Fac-similada. Lisboa, INCM, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcia Arruda Franco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.