A percepção vertiginosa: imagens artísticas a partir da relação cinema-paisagem-poesia

Autores

  • André Carneiro Ramos UERJ

Resumo

O propósito deste ensaio é correlacionar o filme Nós que aqui estamos, por vós esperamos (1998), de Marcelo Masagão, com o poema “Fotograma” (2008), de Luís Quintais, tratando justamente da relação cinema-paisagem-poesia. Segundo Gombrich (1965), imagens artísticas gerariam rememorações no espectador, alternando um diálogo possível entre a ideia de representação e ato simbólico. Tal paradoxo se aproximaria da questão proposta por Didi-Huberman (1998), sobre toda imagem reverberar uma crítica que, em si mesma, revelar-se-ia aurática, como a própria arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Carneiro Ramos, A. (2017). A percepção vertiginosa: imagens artísticas a partir da relação cinema-paisagem-poesia. Convergência Lusíada, 22(26), 101. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/129

Edição

Seção

DOSSIÊ À VOLTA DA POESIA