Profetismo e Iluminismo no Terremoto de Lisboa de 1755

Auteurs

  • Luiz Felipe Baêta Neves Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ)

Mots-clés :

Imaginário Social, Psicologia Social, História Cultural, Igreja nos séculos XVII e XVIII, Semântica histórica

Résumé

O "Terremoto de Lisboa" é a expressão lingüística de conjunto do que, em perspectiva realista, seria uma "configuração" de evidências concretas a observar com "respeito aos fatos''. Uma soma de lendas, investigações, repercussões, constituíram na memória social uma "obviedade" que cria duplo "obstáculo epistemológico". O primeiro o de sua reifica­ção; considera-se o "fenômeno" como "evidente", "real", "óbvio", "consensual". O segundo, de empiricismo mais sofisticado, diria que "há um fenômeno real a respeito do qual po­demos ter diferentes pontos de vista''. Ou seja, já há um "objeto definido" aceito e sobre o qual teremos "visões" a ponderar. Autores, contrastantemente conhecidos; Voltaire, Rous­seau e Malagrida podem nos ajudar a observar entraves significativos à constituição do "terremoto de Lisboa".

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luiz Felipe Baêta Neves, Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ)

Luiz Felipe Baêta Neves é Pós-Doutorado em Sociologia pela Universidade de Paris-V/ Sorbonne, Mestre e Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, Licenciado e bacharel em História (UFF). Professor da Universidade do Estado do Rio Janeiro (UERJ). Ex-professor titular visitante das Universidades de Paris-V e Poitiers. Autor dos livros: Transcendência, Poder e Cotidiano; As Cartas de Missionário do Padre Antônio Vieira (2004); Terrena Cidade Celeste: Imaginação social jesuítica e Inquisição (2003); A construção do discurso científico (1998); Vieira e a imaginação social jesuítica: Maranhão e Grão-pará no século XVII (1997); As máscaras da tota­lidade totalitária: memória e produção sociais (1988); O paradoxo do coringa e o jogo do poder & saber (1979); e O combate dos soldados de cristo na terra dos papagaios: colonialismo e repressão cultural (1978).

Téléchargements

Publiée

2007-12-30

Comment citer

Baêta Neves, L. F. (2007). Profetismo e Iluminismo no Terremoto de Lisboa de 1755. Convergência Lusíada, 21(24), 145–155. Consulté à l’adresse https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/556

Numéro

Rubrique

3º Colóquio do PPRLB - Entre Iluminados e Românticos