Em busca de um ilustrado: Miguel Antônio de Melo (1766-1836)

Auteurs

  • Guilherme Pereira das Neves Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

Ilustração, Linguagens políticas, Bahia, Angola, Miguel Antônio de Melo

Résumé

Há muitos anos, em minhas aulas de teoria e metodologia da história, utilizo a cópia de um manuscrito sobre a Bahia conservado na Biblioteca Nacional (RJ), mas sem assinatura nem data. Se uma citação de Luís Henrique Dias Tavares identifica o autor como Miguel Antônio de Melo, de passagem por Salvador em 1797, diversas coincidências, ao longo desses anos, e algumas pesquisas esporádicas permitiram traçar as linhas gerais da trajetória desse nobre, 1 ° conde de Múrcia (1826), que foi governador de Angola ( 1797-1802) e dos Açores (1806-1810), além de presidente do Real Erário em 1825. Assim, o presente trabalho pretende anunciar o início de uma análise de suas idéias, de modo a salientar o papel de alguns indivíduos - não só nascidos na América, mas também em Portugal - que ocuparam um lugar excêntrico no império português de fins do século XVIII e inícios do XIX por conta das linguagens ilustradas a que sabiam recorrer.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Guilherme Pereira das Neves, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Pesquisador 2 do CNPq, participa como pesquisador prin­cipal do Projeto PRONEX FAPERJ/CNPq coordenado por Ronaldo Vainfas e organizado em tomo do Grupo de Pesquisa intitulado "Companhia das lndias''. Sua tese foi premiada pelo Arquivo Nacional e saiu em livro em 1997.

Téléchargements

Publiée

2007-12-30

Comment citer

Pereira das Neves, G. . (2007). Em busca de um ilustrado: Miguel Antônio de Melo (1766-1836). Convergência Lusíada, 21(24), 25–41. Consulté à l’adresse https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/547

Numéro

Rubrique

3º Colóquio do PPRLB - Entre Iluminados e Românticos