A Escola como Memória do Futuro

Autores/as

  • Olga Pombo Universidade de Lisboa

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Antinomias, Escola, Profeta, Memória

Resumen

Partindo do reconhecimento do carácter antinómico que atravessa a questão educativa, procuraremos ver de que modo Agostinho da Silva faz confluir na ideia da Escola o seu rousseauismo optimista e o seu platonismo militante. Aparentemente paradoxal, a figura da Escola surge então em todo o seu esplendor. Não como dispositivo de modelação, lugar de recuperação do adquirido ou de (mera) reinvenção do passado mas como Memória do Futuro, comunidade de estudo onde o professor ensina aquilo que não sabe ainda e o aluno recorda aquilo que um dia saberá. Templo laico onde se espera "que em nós brote aquilo a que viemos" (Agostinho da Silva, Sete Cartas a um Jovem Filósofo, p. 53).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olga Pombo, Universidade de Lisboa

Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Mestre em Filo­sofia Moderna pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorada em História e Filosofia da Educação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. E actualmente Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordenadora do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL). Entre outros títulos, publicou: Quatro Textos Excêntricos: Filosofia da Educação (Hannah Arendt, Eric Weil, Bertrand Russell e Ortega Y Gasset, selecção, tra­dução e prefácio). Lisboa: Relógio d' Água, 2000, 105 p.; A Escola, a Recta e o Circulo. Lisboa: Relógio d'Água, 2002, 316 p.; Interdisciplinaridade: Ambições e Limites. Lisboa: Relógio d' Água, 2004, 203 p.; Unidade da Ciência: Programas, Figuras e Metáforas. Lisboa: Editora Duarte Reis, 2006, 324 p.; "Agostinho da Silva. Um Arquétipo Vivo do Professor". ln: Renato Epifânio, Romana Valente Pinho e Amon Pinho Davi (orgs.). ln Memoriam de Agostinho da Silva: 100 Anos, 150 Nomes. Corroios, Portugal: Zéfiro, 2006, pp. 354-359.

Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Pombo, O. (2007). A Escola como Memória do Futuro. Convergência Lusíada, 21(23), 281–291. Recuperado a partir de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/618