Nótula sobre o Quinto Império em Agostinho da Silva

Autores/as

  • António Cândido Franco Universidade de Évora

Palabras clave:

Quinto Império, História, Humanidade, Civilização, Futuro

Resumen

Procura esta "Nótula sobre o Quinto Império em Agostinho da Silva" explorar o terna do Quinto Império desde a sua chegada à cultura portuguesa com a obra do padre António Vieira até Agostinho da Silva, passando pelo Fernando Pessoa da Mensagem que recolocou em circulação a ideia no século XX. Interessa ainda perceber a fundamentação literal da ideia a partir da passagem do Livro de Daniel que lhe está na base e cuja hermenêutica passa em geral despercebida. Recorrem-se a textos de Agostinho da Silva, como "Portugal ou as Cinco Idades", que apontam para um entendimento social e civilizacional do Quinto Império.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

António Cândido Franco, Universidade de Évora

António Cândido Franco nasceu em Lisboa em 1956. Licenciatura em Filologia Românica (1981); Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Expressão Portuguesa (1988); Doutoramento em Literatura Portuguesa (1997); Agregação em Cultura Portuguesa e culturas ibéricas (2006). Professor na Universidade de Évora. Autor de dois romances históricos em torno de Inês de Castro: Memória de Inés de Castro (1990) e A Rainha Morta e o Rei Saudade (2003); estudioso de Teixeira de Pascoaes, a quem dedicou a sua tese de doutoramento e um romance de viagens, Viagem a Pascoaes (2006).

Publicado

2007-06-30

Cómo citar

Cândido Franco, A. (2007). Nótula sobre o Quinto Império em Agostinho da Silva. Convergência Lusíada, 21(23), 55–62. Recuperado a partir de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/597