ltaparica ou Camões no Brasil Colônia

  • Ronaldo Menegaz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Abstract

Na minuciosa investigação que Jorge de Souza Araújo levou a efeito para sua tese de doutoramento, de que resultou a obra Perfil do Leitor Colonial verificou o autor a surpresa da presença de alguns autores/obras e as ausências de outros nos inventários de acervos bibliográficos do Brasil Colônia. Segundo Jorge de Souza Araújo, os dados principais de que se valeu para sua interpretação do quadro de leitores coloniais foram colhidos nos inventários tanto de conventos e mosteiros, como de personalidades da vida política, religiosa e cultural da Colônia. Com exceção dos ricos acervos dos colégios dos jesuítas, o Brasil leitor começa, na verdade, no século XVII, quando se registra nos meios de circulação de livros a predominância de "obras de devoção ou doutrina religiosa,"escapando dessa predominância as Novelas de Cervantes, a Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, ordenações e repertórios do Reino de Portugal. No século XVIII a preferência do leitor parece ter mudado para as obras de preocupação moralista, como indica a popularidade de títulos como: as Aventuras de Telêmaco, de Fénelon, as Reflexões sobre a vaidade dos homens, de Matias Aires, a Mística Cidade de Deus, de Madre Maria de Agreda, o Compêndio narrativo do peregrino da América, de Nuno Marques Pereira, a História de Gil Blas de Santillana, de Allain Le Sage, o Fel iz independente do mundo e da fortuna, de Teodoro de Almeida.

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Author Biography

Ronaldo Menegaz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor e pesquisador de Literatura Portu­guesa na PUC-Rio. Doutor pela UFRJ. Assessor da Diretoria de Processos Técnicos da Fundação Biblioteca Nacional. Membro do Conselho Deliberativo do Real Gabinete Português de Leitura.

Published
2001-12-30
How to Cite
Menegaz, R. (2001). ltaparica ou Camões no Brasil Colônia. Converência Lusíada, 16(18), 300-307. Retrieved from https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/831