Pensar para além das etiquetas

  • Vanda Anastácio Centro de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL)
Keywords: Historical Periodization, Dicussion of Concepts, Romanti­cism, Enlightenment, Neoclassicism

Abstract

This paper discusses the use of several concepts traditionally used to describe Literature and Culture of the tum of the XVIIIth Century (such as Romanti­cism, Enlightenment, Neoclassicism) trying to underline not only their useful­ness but also the distortion they can introduce in the historical research.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vanda Anastácio, Centro de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL)

Membro do Centro de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e integra a equipe que prepara a edição crítica da obra da Marquesa de Alorna com o apoio da Fundação das Casas de Fron­teira e de Alorna. Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese de intitulada Visões de Glória (Uma introdução à Poesia de Pêro de Andrade Caminha), 2 vols., (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian - JNICT, 1998), é autora de numerosos artigos sobre temas de Literatura Portuguesa dos séculos XVI a XVIII. Entre as suas publicações mais recentes conta-se a edição e estudo de uma obra do Cavaleiro de Oliveira (Viagem à Ilha do Amor, Porto, Caixotim, 2001), as Obras de Francisco Joaquim Bingre, em 6 volumes (Porto, Lello Editores, 2000-2005) e uma edição do Teatro Completo de Camões (Porto, Edições Caixotim, 2005), e a coordenação do volume temático colectivo intitulado Correspondências ( usos da carta no século XVIII) (Lisboa, Edições Colibri - Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2005). dedica-se à investigação na área da Literatura Portuguesa dos séculos XVI a XVIII.

Published
2007-12-30
How to Cite
Anastácio, V. (2007). Pensar para além das etiquetas. Converência Lusíada, 21(24), 17-24. Retrieved from https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/546
Section
3º Colóquio do PPRLB - Entre Iluminados e Românticos