A cidade transfigurada em “A tragédia de D. Ramón”, de Branquinho da Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a289Keywords:
imaginário urbano, deambulação noturna, Branquinho da Fonseca, Lisboa na literatura portuguesa.Abstract
O artigo centra-se no imaginário urbano no conto “A tragédia de D. Ramón” (Caminhos magnéticos,1938) de Branquinho da Fonseca (1905-1974). Baseada primordialmente no método mitocrítico e fenomenológico(Sansot, 1971; Hodrová, 2006), a presente análise salienta vários paralelos literários quepodem ser encontrados no conto fonsequiano. Deste ponto de vista, dois modos de representação podemser observados: o da cidade “sensorial”, na qual entra o diálogo literário com a poesia de CesárioVerde, e o da cidade “alucinatória”, que promove o diálogo com o imaginário de Raul Brandão e Fialhode Almeida. Em ambos os casos, no entanto, o motivo da deambulação noturna pela cidade pode serlido como a demanda simbólica do Eu, a qual revela o drama psicológico do protagonista, bem como otrauma do migrante no século XX.
Downloads
References
ALMEIDA, Fialho de. Lisboa galante: episódios e aspectos da cidade. Lisboa: Vega, 1994.
BACHELARD, Gaston. La poétique de l´espace. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.
BRANDÃO, Raul. A morte do palhaço e o mistério da árvore. Lisboa: Seara Nova, 1978.
______. Os pobres. Lisboa: Comunicação, 1994.
FERREIRA, António Manuel. Arte maior: os contos de Branquinho da Fonseca. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2004.
FONSECA, Branquinho da. Obras completas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010. v. 1.
HODROVÁ, Daniela. Citlivé město (eseje z mytopoetiky). Praha: Akropolis, 2006.
JUNG, C. G.. Archetypy a nevědomí. Trad. E. Bosáková, K. Černá, J. Černý. Brno: Nakladatelství Tomáše Janečka, 1997.
MACEDO, Hélder. Nós: uma leitura de Cesário Verde. Lisboa: Dom Quixote, 1986.
MATEUS, Isabel Cristina Pinto. „Kodakização“ e despolarização do Real: para uma poética do grotesco na obra de Fialho de Almeida. Lisboa: Caminho, 2008.
PESSOA, Fernando. Antologia poética. Lisboa: Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses. s. d.
SANSOT, Pierre. Poétique de la ville. Paris: Klincksieck, 1971.
VERDE, Cesário. O livro de Cesário Verde. Lisboa: Biblioteca Ulisseia, 1999.
VIÇOSO, Vítor. A máscara e o sonho: vozes, imagens e símbolos na ficção de Raul Brandão. Lisboa: Cosmos, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Convergência Lusíada agree with the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC-BY-NC 4.0) that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal’s published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
Revista Convergência Lusíada is licensed under a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.