As formas no Cancioneiro geral de Garcia de Resende: tradição e inovações
Abstract
O Cancioneiro geral de Garcia de Resende apresenta uma característica marcante quanto às produções dos séculos XV-XVI: a forma. Os poetas palacianos portugueses dedicaram-se à estrutura formal de seus poemas com apreço e agudeza. As formas a que se dedicaram trazem muito da tradição, mas principalmente inovações que antecipam as estéticas literárias futuras. Podem-se identificar claramente no Cancioneiro de Resende pelo menos seis moldes em que os poetas exprimem os conteúdos poéticos conforme o gênero. As formas que molduram os 880 poemas da compilação resendiana são a balada, a cantiga, a esparsa, o poema de formas mistas, a trova e o vilancete. Neste estudo, exponho a característica de cada uma delas, observando sua origem e desenvolvimento durante o Humanismo português, transição da Idade Média para a Modernidade.Downloads
References
CABANAS, Maria Isabel Morán. O exemplum na lírica amorosa medieval galego-portuguesa e do Cancioneiro geral. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE RETÓRICA CLÁSICA Y EDAD MEDIA, 2, 1997, Salamanca. Actas... Salamanca: Logo, 1997. v. I. p. 355-362.
CASTILLO, Hernando del. Cancionero general. Ed. Joaquín González Cuenca. Madri: Castalia, 2004.
DIAS, Aida Fernanda. Cancioneiro geral de Garcia de Resende – dicionário (comum, onomástico e toponímico). Maia: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003. v. VI.
ENCINA, Juan del. Arte de poesía. In: Las poéticas castellanas de la Edad Media. Madri: Taurus, 1984.
FERNANDES, Geraldo Augusto. Fernão da Silveira, poeta e coudel-mor: paradigma da inovação no Cancioneiro geral de Garcia de Resende. 2006. 238p. Dissertação (Literatura Portuguesa). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
HORÁCIO. Arte poética. Intr., trad. e comentários de R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito, 1984.
MACHADO, Luis Saavedra; OLIVEIRA, António de Corrêa (Orgs.). Textos portugueses medievais. Coimbra: Atlântida, 1959. p. 202.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.
MOLINIER, Guilhem. Las flors del gay saber estier dichas Las leys d’amors. In: MONGELLI, Lênia Márcia de Medeiros; VIEIRA, Yara Frateschi (Orgs.). A estética medieval. Cotia: Íbis, 2003.
MONGELLI, Lênia Márca. Fremosos cantares. Antologia da lírica medieval galego-portuguesa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
MÜHLETHALER, Jean-Claude. Le dévoilement satirique. Texte et image dans Le Roman de Fauvel. Poétique, Paris, n. 146, p. 165-179, abr. 2006.
NEBRIJA, Antonio de. Gramática de la lengua castellana. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2008.
RIBEIRO, Cristina Almeida. Cancioneiro geral de Garcia de Resende. Apresentação crítica, selecção, notas, glossário e sugestões para análise literária de Cristina Almeida Ribeiro. Lisboa: Comunicação, 1991.
RIGALL, Juan Casas. Agudeza y retórica en la poesia amorosa de cancionero. Santiago de Compostela: Universidade, Servicio de Publicacións e Intercambio Científico, 1995.
RIQUER, Martín de. Los trovadores. Historia literaria y textos. Barcelona: Ariel, 2001. Tomos I e II. (Colección Letras y Ideas).
SHAW, Harry (Org.). Dicionário de termos literários. Trad. Cardigos dos Reis. Lisboa: Dom Quixote, 1982.
SLEIMAN, Michel. As reais cortes da “Corte Enperial”. In: MONGELLI, Lênia Márcia. A literatura doutrinária na corte de Avis. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TAVANI, Giuseppe. Repertorio metrico della lirica galego-portoghese. Roma: Edizioni dell’Ateneo, 1967.
______. Arte de trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa. Lisboa: Colibri, 1999.
ZUMTHOR, Paul. Essai de poétique médiévale. Paris: Seuil, 1972. (Collection Poétique).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in Convergência Lusíada agree with the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (CC-BY-NC 4.0) that allows others to share the work with an acknowledgment of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors may enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal’s published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
Revista Convergência Lusíada is licensed under a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.