As formas no Cancioneiro geral de Garcia de Resende: tradição e inovações

Authors

  • Geraldo Augusto Fernandes Universidade Federal do Ceará

Abstract

O Cancioneiro geral de Garcia de Resende apresenta uma característica marcante quanto às produções dos séculos XV-XVI: a forma. Os poetas palacianos portugueses dedicaram-se à estrutura formal de seus poemas com apreço e agudeza. As formas a que se dedicaram trazem muito da tradição, mas principalmente inovações que antecipam as estéticas literárias futuras. Podem-se identificar claramente no Cancioneiro de Resende pelo menos seis moldes em que os poetas exprimem os conteúdos poéticos conforme o gênero. As formas que molduram os 880 poemas da compilação resendiana são a balada, a cantiga, a esparsa, o poema de formas mistas, a trova e o vilancete. Neste estudo, exponho a característica de cada uma delas, observando sua origem e desenvolvimento durante o Humanismo português, transição da Idade Média para a Modernidade.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CABANAS, Maria Isabel Morán. O exemplum na lírica amorosa medieval galego-portuguesa e do Cancioneiro geral. In: CONGRESO INTERNACIONAL DE RETÓRICA CLÁSICA Y EDAD MEDIA, 2, 1997, Salamanca. Actas... Salamanca: Logo, 1997. v. I. p. 355-362.

CASTILLO, Hernando del. Cancionero general. Ed. Joaquín González Cuenca. Madri: Castalia, 2004.

DIAS, Aida Fernanda. Cancioneiro geral de Garcia de Resende – dicionário (comum, onomástico e toponímico). Maia: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003. v. VI.

ENCINA, Juan del. Arte de poesía. In: Las poéticas castellanas de la Edad Media. Madri: Taurus, 1984.

FERNANDES, Geraldo Augusto. Fernão da Silveira, poeta e coudel-mor: paradigma da inovação no Cancioneiro geral de Garcia de Resende. 2006. 238p. Dissertação (Literatura Portuguesa). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

HORÁCIO. Arte poética. Intr., trad. e comentários de R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito, 1984.

MACHADO, Luis Saavedra; OLIVEIRA, António de Corrêa (Orgs.). Textos portugueses medievais. Coimbra: Atlântida, 1959. p. 202.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

MOLINIER, Guilhem. Las flors del gay saber estier dichas Las leys d’amors. In: MONGELLI, Lênia Márcia de Medeiros; VIEIRA, Yara Frateschi (Orgs.). A estética medieval. Cotia: Íbis, 2003.

MONGELLI, Lênia Márca. Fremosos cantares. Antologia da lírica medieval galego-portuguesa. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.

MÜHLETHALER, Jean-Claude. Le dévoilement satirique. Texte et image dans Le Roman de Fauvel. Poétique, Paris, n. 146, p. 165-179, abr. 2006.

NEBRIJA, Antonio de. Gramática de la lengua castellana. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2008.

RIBEIRO, Cristina Almeida. Cancioneiro geral de Garcia de Resende. Apresentação crítica, selecção, notas, glossário e sugestões para análise literária de Cristina Almeida Ribeiro. Lisboa: Comunicação, 1991.

RIGALL, Juan Casas. Agudeza y retórica en la poesia amorosa de cancionero. Santiago de Compostela: Universidade, Servicio de Publicacións e Intercambio Científico, 1995.

RIQUER, Martín de. Los trovadores. Historia literaria y textos. Barcelona: Ariel, 2001. Tomos I e II. (Colección Letras y Ideas).

SHAW, Harry (Org.). Dicionário de termos literários. Trad. Cardigos dos Reis. Lisboa: Dom Quixote, 1982.

SLEIMAN, Michel. As reais cortes da “Corte Enperial”. In: MONGELLI, Lênia Márcia. A literatura doutrinária na corte de Avis. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

TAVANI, Giuseppe. Repertorio metrico della lirica galego-portoghese. Roma: Edizioni dell’Ateneo, 1967.

______. Arte de trovar do Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa. Lisboa: Colibri, 1999.

ZUMTHOR, Paul. Essai de poétique médiévale. Paris: Seuil, 1972. (Collection Poétique).

Published

2018-04-13

How to Cite

Augusto Fernandes, G. (2018). As formas no Cancioneiro geral de Garcia de Resende: tradição e inovações. Converência Lusíada, 28(38), 40–58. Retrieved from https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/220