Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A Revista Convergência Lusíada, editada pelo Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura, promove a divulgação da literatura e cultura portuguesas no Brasil e o estabelecimento de um espaço de diálogo interinstitucional e interdisciplinar em torno dos estudos literários de língua portuguesa. Com mais de 50 números publicados, a revista tem desempenhado exemplarmente esse papel, publicando estudos de pesquisadores portugueses e brasileiros, mas não só, que muito contribuem para o intercâmbio de ideias entre Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa, especialmente.

Recebe artigos sobre literatura portuguesa, relações literárias luso-afro-brasileiras e estudos comparados entre a literatura portuguesa e as demais, especialmente  de língua portuguesa, de acordo com os temas de cada chamada amplamente divulgados e prazo determinado de envio. A publicação é semestral e em meio eletrônico. Publicam-se artigos com o mínimo de 21.000  ou até 28.000 caracteres digitados (cerca de 15 a 20 páginas); resenhas de livros sobre as literaturas acima citadas, publicados nos últimos 2 anos, com o mínimo de 4.200 a 7.000 caracteres digitados (cerca de 3 a 5 páginas).; entrevistas com escritores, professores, críticos e demais atores envolvidos com as mesmas literaturas, entre 4.200 e 7.000 caracteres digitados (cerca de 3 a 5 páginas).

Todos os textos serão submetidos à análise da Comissão Executiva, que verificará a sua originalidade e pertinência, em relação à linha editorial do periódico, e os encaminhará ao Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, sob a forma de duplo anonimato, os quais poderão sugerir ao autor modificações de estrutura e/ou conteúdo.


POLÍTICAS DE SEÇÃO

DOSSIÊ
Publica artigos inéditos submetidos a um tema proposto na chamada para o número.

VARIA
Publica artigos inéditos de tema livre.

RESENHAS
Publica resenhas de livros que sejam relevantes para a área de Literatura editados até dois anos do momento da submissão.

ENTREVISTAS
Publica entrevistas de personalidades relevantes para o dossiê.

VERBETES
Publica breves biografias. Restrita aos editores e autores convidados.


PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os textos submetidos online serão encaminhados, em caráter duplo-cego, a dois integrantes do Conselho Editorial  / Conselho Consultivo e a pareceristas ad hoc, especialistas na área ou temas abordados, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, cujo parecer orientará a decisão final dos editores. Na avaliação de artigos e resenhas são considerados os seguintes aspectos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.


PERIODICIDADE

A Convergência Lusíada publica um volume por ano e pelo menos dois números por volume, com publicações previstas, a partir de 2024, para janeiro e julho. Até 2023, os números eram publicados em junho e novembro de cada ano.


POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista é de acesso aberto o que signigica que todo o seu conteúdo está disponível sem custos para o/a usuário/a e sua instituição. Usuários/as estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou fazer uma ligação ao texto completo dos artigos, ou usá-los para qualquer propósito jurídico, sem a necessidade de permissão prévia do editor ou do autor, exceto quando há fins comerciais.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

A Convergência Lusíada oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização mundial do conhecimento.


PATROCINADOR

A revista é patrocinada pelo Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro, Brasil, e apoiada pelos Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras/CNPq e Polo de Pesquisas Literárias Luso-Brasileiras/CNPq, ali sediados.


ARQUIVAMENTO E PRESERVAÇÃO DIGITAL

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...


ÉTICA NA PUBLICAÇÃO

Em consonância com as boas práticas para fortalecer padrões de ética e de responsabilidade na comunicação e na publicação científicas, a revista Convergência Lusíada defende processos de avaliação íntegros, transparentes e democráticos. A responsabilidade pela publicação de seus números cabe a(o) editor(a) e editores adjuntos.

Princípios éticos

Principais orientações de organismos internacionais e nacionais que servem de referência às boas práticas de publicação observadas pela Revista Convergência Lusíada:


POLÍTICA SOBRE CONFLITO DE INTERESSES

Os autores são responsáveis por reconhecer e informar ao conselho editorial, no Documento de submissão, sobre a existência de conflito de interesse, especificando a sua natureza. O conflito de interesse pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores.


ADOÇÃO DE SOFTWARES DE VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE

A verificação da autenticidade do texto é realizada por meio da aplicação do software PlagiumTM.

Identificadas similaridades, seja com textos de terceiros ou dos próprios autores, estes serão informados e receberão um relatório com as passagens a serem ajustadas e/ou justificadas. No caso de similaridade com dissertação ou tese do próprio autor, será solicitada a inserção de uma nota indicando a origem do artigo. Casos omissos serão decididos pela comissão editorial após a manifestação dos autores.


CITAÇÕES DE ACESSO ABERTO (Open Citations)

A Revista Convergência Lusíada atende aos padrões I4OC para citações e integra a CrossRef Reports.


DIREITO AUTORAL

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Licença Creative Commons
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


INDEXADORES, ASSOCIAÇÕES E BASES DE DADOS

A Revista Convergência Lusíada é associada à ABEC Brasil e membro da CrossRef.

A revista possui exemplares em bibliotecas Portuguesas e na Porbase – Base Nacional de Dados Bibliográficas (Portugal). Possui métricas do Google Acadêmico.  Está indexada nas seguintes bases de dados:
Miguilim - Diretório de Revistas Científicas Brasileiras, IBICT/Brasil
DOAJ - Directory of Open Access Journals
DRJI - Directory of Research Journals Indexing


HISTÓRICO

A revista Convergência Lusíada online dá continuidade ao projeto da revista impressa publicada pela primeira vez em 1976, visando especialmente a divulgação da literatura e cultura portuguesa no Brasil e o estabelecimento de um espaço de diálogo interinstitucional e interdisciplinar em torno da língua portuguesa. Dessa data aos dias de hoje, com mais de 50 números publicados, a revista tem desempenhado exemplarmente esse papel, publicando estudos de pesquisadores portugueses e brasileiros, mas não só, que muito contribuem para o intercâmbio de ideias entre Portugal, Brasil e os países africanos de língua portuguesa, especialmente.

Desde 2011, em que se dá a passagem da mídia impressa para a mídia eletrônica, a Convergência Lusíada amplia o seu projeto constituindo-se como espaço de pensamento sobre literaturas e culturas de língua portuguesa. Essa mudança busca acompanhar a crescente e necessária circulação de ideias entre os países de língua portuguesa, sobretudo após o fim dos regimes fechados e a instauração de regimes democráticos. Com ênfase nos estudos literários portugueses e seus diálogos com as outras literaturas de língua portuguesa, a revista acolhe ainda estudos comparatistas com literaturas de outras línguas e estudos interdisciplinares cujo foco seja as culturas de língua portuguesa.

Mensagem do Dr. António Gomes da Costa, anterior Presidente do RGPL (1992-2016):

O mundo não para e a “Lusitana” roda. Era mais ou menos assim o anúncio de uma antiga empresa de transportes que se ouvia pela Rádio Nacional. Pois lembramo-nos dessa publicidade numa altura em que a revista Convergência Lusíada, editada pelo Real Gabinete Português de Leitura, ganha o suporte eletrônico e inicia um novo ciclo de sua existência. Os avanços tecnológicos e as ferramentas mais apropriadas para facilitar a chegada dos textos aos leitores (íamos escrever “às mãos” dos leitores, mas ainda bem que as “decepamos” a tempo) exigem esta mudança, que, estamos certos, irá resultar em maior e mais rápido acesso aos conteúdos da revista, ainda que os mais velhos venham a sentir a falta do papel entre os dedos e o gosto de folhear as páginas, sentido a cada passo.

Esperamos que os leitores aprovem a iniciativa e tirem proveito do empenho dos responsáveis pela edição que, ao correr dos anos, tiveram como alvo principal difundir, com engenho e arte, os valores da cultura atlântica, tanto no seu magistério universitário como no âmbito do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras.

A todos eles, à Direção do Polo e aos colaboradores da Convergência Lusíada o nosso reconhecimento pela passagem para o futuro que estão a promover e a construir.

**

Na atual gestão do Dr. Francisco Gomes da Costa (desde 2016), a revista, somente editada em sistema eletrônico, continua a manter seu foco e escopo buscando constantemente transformações técnicas que aprimorem sua execução gráfica e aumentem sua circulação e divulgação nacional e internacional.

***

Qualis Periódicos da Capes
para o ISSN 2316-6134 (Revista Convergência Lusíada, online):
     • Quadriênio 2017-2020,  B2
     • Quadriênio 2013-2016,  B2
     • Triênio 2010-2012, B1