O cânone entre estátuas e palavras: Camões & companhia em José Saramago

Palavras-chave: Saramago, Camões, cânone, intertextualidade, intermedialidade

Resumo

Como figura incontornável do cânone português, Camões é um dos au­tores-chave da biblioteca de José Saramago, marcando em especial a pai­sagem literária de O ano da morte de Ricardo Reis (1984). Levando-se em conta outras reflexões já feitas sobre o tema, este trabalho busca analisar o modo como esse romance aborda tanto Camões como parte da sua recep­ção. Trata-se de mostrar que mais de um Camões é apresentado ao longo da narrativa e que a recuperação do cânone em Saramago de maneira ge­ral passa pela revisão do que já se disse e se fez com ele, passa pela leitura de outras pinturas de um mesmo lugar, inevitavelmente transformado, quando não criado por elas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Grünhagen, Sorbonne Nouvelle / Universidade de Coimbra

Doutora em Literatura Portuguesa pela Université Sor­bonne Nouvelle, em cotutela com a Universidade de Coimbra. É autora de José Saramago et son atelier d’écriture (Honoré Champion, 2022) e coeditora de A ofi­cina de Saramago (INCM, 2022) e Characters and Figures: Conceptual and Crit­ical Approaches (Almedina, 2021). Atualmente leciona na Sorbonne Nouvelle

Referências

ANDRADE, Luís Miguel Oliveira; TORGAL, Luís Reis. Feriados em Portugal: tempos de memória e de sociabilidade. 2.ª ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.

BOURNEUF, Roland; OUELLET, Réal. L’univers du roman. 2.ª ed. Paris: PUF, 1995.

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Org. António José Saraiva. Porto: Figueirinhas, 1982.

CAMÕES, Luís de. Rimas, autos e cartas. Org. Álvaro Júlio da Costa Pimpão. Porto: Civi-lização, 1978.

CERDEIRA, Teresa Cristina. O avesso do bordado: ensaios de literatura. Lisboa: Cami-nho, 2000.

COMPAGNON, Antoine. Le démon de la théorie: littérature et sens commun. Paris: Seuil, 1998.

DEL LUNGO, Andrea. L’incipit romanesque. Paris: Seuil, 2003.

HANSEN-LÖVE, Aage A. Intermedialität und Intertextualität. Probleme der Korrela-tion von Wort- und Bildkunst: Am Beispiel der russischen Moderne. In: SCHMID, Wolf; STEMPEL, Wolf-Dieter (orgs.). Dialog der Texte: Hamburger Kolloquium zur Intertex-tualität. Wien: Gesellschaft zur Förderung slawistischer Studien, p. 291-360, 1983.

HILTON, John. Adamastor, Gigantomachies, and the Literature of Exile in Camões’ Lusíads, Journal of the Australasian Universities Modern Language Association – AUMLA, n. 112, p. 1-23, 2009.

MARTINS, José Cândido de Oliveira. Releituras de Camões na escrita de Saramago, Re-vista Colóquio/Letras, n. 210, p. 50-60, maio 2022.

PESSOA, Fernando. Obra poética. Org. Maria Aliete Galhoz. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Agui-lar, 1965.

QUEIRÓS, Eça de. O crime do padre Amaro: 2.ª e 3.ª versões. Org. Carlos Reis e Maria do Rosário Cunha. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000.

RAJEWSKY, Irina. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Pers-pective on Intermediality, Intermédialités: Histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, Université de Montréal, n. 6, p. 43- 64, 2005.

REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Caminho, 1998.

RIBEIRO, Bernardim. Menina e moça ou Saudades. Org. Juan M. Carrasco González. Coimbra: Angelus Novus, 2008.

SARAMAGO, José. As notas de Ricardo Reis, Revista Ler, n. 44, p. 106-115, 1999.

SARAMAGO, José. Cadernos de Lanzarote: diário IV. 2.ª ed. Lisboa: Caminho, 1998.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis: romance [dactiloscrito]. BNP Esp. N45/11, 1983. Disponível em: http://purl.pt/13872. Acesso em: 28 out. 2022.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. 25.ª ed. Porto: Porto Editora, 2016.

SARAMAGO, José. Viagem a Portugal. 26.ª ed. Porto: Porto Editora, 2016.

SERRÃO, Joel. Cesário Verde: interpretação, poesias dispersas e cartas. 2.ª ed. Lisboa: Delfos, 1961.

VERDE, Cesário. Cânticos do realismo: o livro de Cesário Verde. Org. Helena Carvalhão Buescu. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015.

VIRGÍLIO. Eneida, v. I. Trad. João Franco Barreto. Typografia Rollandiana: Lisboa, 1808.

WOLF, Werner. (Inter)mediality and the Study of Literature, CLCWeb: Comparative Literature and Culture, v. 13, n. 3, p. 2-9, 2011.

WOLF, Werner. The Musicalization of Fiction: a Study in the Theory and History of In-termediality. Amsterdã: Rodopi, 1999.

Publicado
2023-08-25
Como Citar
Grünhagen, S. (2023). O cânone entre estátuas e palavras: Camões & companhia em José Saramago. Convergência Lusíada, 34(Esp.), 40-58. https://doi.org/10.37508/rcl.2023.nEsp.a850