Galhos de um arbusto Atlântico: breve história de uma quase ausência

  • Paulo Motta Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: história literária

Resumo

Toda história literária escrita sobre um determinado país é um tecido em que se mesclam autores nacionais com outros que, nascidos no estrangeiro, acabaram por penetrar, de variadas formas, a singular literatura de dada nacionalidade. É inevitável a presença desses outros, que acabam por servir de espelho em que o eu enxerga a si e marca os traços específicos de seu rosto. Mas os outros não têm sempre as mesmas características, e, poderíamos dizer, existem alguns outros que quase não o são: referimo-nos aqui aos quase universalmente outros, presenças marcantes em histórias literárias de vários países. Esses autores acabam por constituir um outro Cânone Ocidental, não fruto de uma vontade pessoal, mas desdobramento do somatório de muitas, e várias, histórias nacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Motta Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Letras pela UNICAMP, Profes sor de Literatura Portuguesa da UFMG, onde é diretor do Centro de Estudos Portugueses. Pesquisador dedicado sobretudo à Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX.

Publicado
2001-12-30
Como Citar
Motta Oliveira, P. (2001). Galhos de um arbusto Atlântico: breve história de uma quase ausência. Convergência Lusíada, 16(18), 274-286. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/828