Encontros: A obra de Fernando Namora em movimento

Palavras-chave: Fernando Namora, Real Gabinete Português de Leitura, Paisagem, Cidade

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas em torno da obra do escritor português Fernando Namora (1919-1989), partindo da experiência proporcionada pela bolsa concedida pelo Real Gabinete Português de Leitura em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. A bolsa permitiu o desenvolvimento do projeto Ci­dade Solitária e O Rio Triste: A Lisboa de Fernando Namora, resultando na elaboração de duas páginas para integrarem a seção on-line do Proje­to Páginas Luso-Brasileiras em movimento. Da pesquisa citada decorreu ainda o projeto de Doutorado intitulado Cidade, corpo e solidão em Fer­nando Namora, em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Frez Cursino, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Literatura Comparada no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura da Universidade Federal Fluminense (CAPES/UFF), sob a orientação do Prof. Dr. Silvio Renato Jorge. Mestre em Estudos de Literatura - subárea Literatura Por­tuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (CAPES/UFF). Graduada em Letras Português/Lite­raturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi pesqui­sadora Júnior, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Projeto Páginas Luso-Brasileiras em Movimento, do Polo de Pesquisas Luso-Bra­sileiras do Real Gabinete Português de Leitura (2020-2021).

Referências

CAMOCARDI, Elêusis M. Fernando Namora: Um cronista no Território da Ficção. São Paulo: Ilhpa-Hucitec, 1978.

DELEUZE, Gilles. A Literatura e a Vida. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 2004.

LISBOA, Eugénio. Prefácio a Fernando Namora. In: NAMORA, Fernando. Cidade Solitária, 6.ª ed. Venda Nova: Livraria Bertrand, 1977, p. 9.

NAMORA, Fernando. O Homem Disfarçado. Lisboa: Arcádia, 1957.

NAMORA, Fernando. Os Clandestinos. Lisboa: Publicações Europa- América, 1972.

NAMORA, Fernando. Cidade Solitária. 6a ed. Amadora: Bertrand, 1977.

NAMORA, Fernando. Encontros. 2ª ed. Lisboa: Bertrand, 1981.

NAMORA, Fernando. O Rio Triste. Rio de Janeiro: Nórdica, 1982.

PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Tradução técnica: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: Bookman, 2011.

REIS, Carlos. Textos teóricos do Neo-Realismo português. Lisboa: Seara Nova, 1981.

SACRAMENTO, Mário. Fernando Namora. Coleção A Obra e o Homem. Lisboa: Arcádia, 1967.

Publicado
2023-06-29
Como Citar
Frez Cursino, K. (2023). Encontros: A obra de Fernando Namora em movimento. Convergência Lusíada, 34(49), 191-213. https://doi.org/10.37508/rcl.2023.n49a757