Entre o lar e o balcão

  • Maria Izilda Santos de Matos PUC-SP
Palavras-chave: portugueses, comércio, infância, imigrantes

Resumo

Esta investigação pretende-se uma contribuição para o estudo da presença portuguesa na cidade de São Paulo, no período entre 1890 e 1950. A análise procurará recuperar a teia de relações cotidianas dos imigrantes portugueses e suas dimensões de experiência no mundo do trabalho, recobrando as atividades e comércio na diversidade e na dinâmica das ocupações que absorviam homens e mulheres, observando a trama das relações e tensões que se estabeleciam entre o público e o privado, nacionais e estrangeiros, patrões e empregados. Pretende-se um foco privilegiado nos meninos e jovens que imigravam para São Paulo ocupando-se no comércio -os caixeirinhos, buscando discutir as questões relativas à infância e imigração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izilda Santos de Matos, PUC-SP

Professora titular da Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP. Entre suas obras destacam-se: Trama e poder. Rio de Janeiro: 7 Letras, 5. Ed., 2002; Cotidiano e Cultura, São Paulo: EDUSC, 2002, Meu lar é o botequim, São Paulo: Cia Editora Nacional, 2 ed., 2003.

Publicado
2005-12-30
Como Citar
Santos de Matos, M. I. (2005). Entre o lar e o balcão. Convergência Lusíada, 19(21), 236-252. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/700