Agostinho e a Literatura Portuguesa

  • Helena Maria Briosa e Mota
Palavras-chave: Agostinho da Silva, Portugal, Brasil, Divulgação cultural, Litera­tura Portuguesa, Eça de Queiroz, Esperanto, Educação para a Cidadania, Mundo Novo, Heterónimos, Fernando Pessoa

Resumo

Neste ano de 2006, em que se comemoram cem anos sobre o nascimento de Agostinho da Silva, propomo-nos reflectir sobre a produção literária do autor que, no século XX, ficou conhecido em Portugal pela sua obra de democratização da cultura realizada através da redacção das Biografias e dos Cadernos de divulgação cultural e, no Brasil, pela fundação de Universidades e Centros de Estudos. Partindo da análise de algumas obras de Agostinho faremos uma rápida abordagem ao evoluir da Literatura Portuguesa, dando particular atenção a alguns dos autores por ele estudados, a saber: Fernão Lopes, Camões, Padre António Vieira, Almeida Garrett e sobretudo Eça de Queiroz e Fernando Pessoa. Abordaremos ainda alguns dos seus ensaios literários, textos de ficção e poesia. Ao analisar o estilo e prosa de Agostinho veremos de que forma as suas propostas se en­quadram na Literatura Portuguesa do século XX e se apresentam como contributo para a compreensão do seu ideário.

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Biografia do Autor

Helena Maria Briosa e Mota

Professora e mestre em Educação. Dedica-se à investigação da obra pedagógica de Agostinho da Silva, objecto da sua tese de doutoramento, em curso. É responsável pela selecção, anotação e estudos introdutórios dos volumes Textos Pedagógicos I e II e Biografias I, II e III integrados nas Obras de Agostinho da Silva (Lisboa, Âncora Editora e Círculo de Leitores, 1999-2003). Colabora no levantamento de espólio de Agostinho da Silva, tendo a seu cargo o processo da PIDE/DGS. Tem estudos publicados em jornais e revistas. É co-autora de Uma introdução ao estudo do pensamento pedagógico do Professor Agostinho da Silva, Lisboa: Hugin, 1996.

Publicado
2007-06-30
Como Citar
Maria Briosa e Mota, H. (2007). Agostinho e a Literatura Portuguesa . Convergência Lusíada, 21(23), 112-147. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/604