Em busca de um ilustrado: Miguel Antônio de Melo (1766-1836)

  • Guilherme Pereira das Neves Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: Ilustração, Linguagens políticas, Bahia, Angola, Miguel Antônio de Melo

Resumo

Há muitos anos, em minhas aulas de teoria e metodologia da história, utilizo a cópia de um manuscrito sobre a Bahia conservado na Biblioteca Nacional (RJ), mas sem assinatura nem data. Se uma citação de Luís Henrique Dias Tavares identifica o autor como Miguel Antônio de Melo, de passagem por Salvador em 1797, diversas coincidências, ao longo desses anos, e algumas pesquisas esporádicas permitiram traçar as linhas gerais da trajetória desse nobre, 1 ° conde de Múrcia (1826), que foi governador de Angola ( 1797-1802) e dos Açores (1806-1810), além de presidente do Real Erário em 1825. Assim, o presente trabalho pretende anunciar o início de uma análise de suas idéias, de modo a salientar o papel de alguns indivíduos - não só nascidos na América, mas também em Portugal - que ocuparam um lugar excêntrico no império português de fins do século XVIII e inícios do XIX por conta das linguagens ilustradas a que sabiam recorrer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Pereira das Neves, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, Pesquisador 2 do CNPq, participa como pesquisador prin­cipal do Projeto PRONEX FAPERJ/CNPq coordenado por Ronaldo Vainfas e organizado em tomo do Grupo de Pesquisa intitulado "Companhia das lndias''. Sua tese foi premiada pelo Arquivo Nacional e saiu em livro em 1997.

Publicado
2007-12-30
Como Citar
Pereira das Neves, G. . (2007). Em busca de um ilustrado: Miguel Antônio de Melo (1766-1836). Convergência Lusíada, 21(24), 25-41. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/547
Seção
3º Colóquio do PPRLB - Entre Iluminados e Românticos