Pensar para além das etiquetas

  • Vanda Anastácio Centro de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL)
Palavras-chave: Periodização Histórica, Discussão de conceitos, Ro­mantismo, Iluminismo, Neoclassicismo

Resumo

Neste trabalho discute-se o emprego de conceitos tradicionalmente usados para descrever a Cultura e a Literatura da viragem do século XVIII para o XIX (Romantismo, Iluminismo, Neoclassicismo) procurando chamar a atenção não apenas para a sua utilidade mas também para o efeito de distorção que podem ter enquanto condicionantes do trabalho do investigador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Anastácio, Centro de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL)

Membro do Centro de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa (CLEPUL) e integra a equipe que prepara a edição crítica da obra da Marquesa de Alorna com o apoio da Fundação das Casas de Fron­teira e de Alorna. Doutora em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese de intitulada Visões de Glória (Uma introdução à Poesia de Pêro de Andrade Caminha), 2 vols., (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian - JNICT, 1998), é autora de numerosos artigos sobre temas de Literatura Portuguesa dos séculos XVI a XVIII. Entre as suas publicações mais recentes conta-se a edição e estudo de uma obra do Cavaleiro de Oliveira (Viagem à Ilha do Amor, Porto, Caixotim, 2001), as Obras de Francisco Joaquim Bingre, em 6 volumes (Porto, Lello Editores, 2000-2005) e uma edição do Teatro Completo de Camões (Porto, Edições Caixotim, 2005), e a coordenação do volume temático colectivo intitulado Correspondências ( usos da carta no século XVIII) (Lisboa, Edições Colibri - Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, 2005). dedica-se à investigação na área da Literatura Portuguesa dos séculos XVI a XVIII.

Publicado
2007-12-30
Como Citar
Anastácio, V. (2007). Pensar para além das etiquetas. Convergência Lusíada, 21(24), 17-24. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/546
Seção
3º Colóquio do PPRLB - Entre Iluminados e Românticos