Em busca de um lugar perdido: Guiomar Torrezão, voz e opinião

Palavras-chave: persona, autoria feminina, emancipação feminina, romance oitocentista

Resumo

Guiomar Torrezão (1844-1898) foi uma das primeiras escritoras portuguesas a fazer da carreira jornalística e literária o seu ganha-pão. Desde os seus primeiros textos, é clara a sua intenção de construir uma voz firme e impositiva, que não sofra das (falsas) modéstias tão comuns a outras vozes femininas e que não se suplicie pela incipiência dos seus conhecimentos. É forte também a sua presença autoral, e óbvio o desejo de criar um espaço para si própria e para a sua obra entre a literatura e a crítica portuguesas. Neste artigo, procurarei explorar como, porém, esta ousadia profissional não se traduz necessariamente na subversão dos lugares-comuns que o meio intelectual português perpetua relativamente às mulheres, nem num desejo explícito e claro de lutar pela emancipação feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Ganhão, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Doutoranda em Estudos Portugueses e Românicos estando a desenvolver o projecto de tese intitulado “Mulheres entre homens: dinâmicas de género na literatura portuguesa oitocentista”. Os seus interesses englobam a autoria feminina, a representação literária da mulher e o estudo da relação entre a escrita feminina e masculina.

Referências

ALMEIDA, Fialho de. Figuras de Destaque (Livro Póstumo). Lisboa: Livraria Clássica Editora de A. M. Teixeira e C.ª, 1923. p. 187-195.

ALONSO, Cláudia Pazos. Modernity in the Making: the women at the heart of A Voz Feminina and O Progresso. In: VILELA, Ana Luisa; SILVA, Fabio Mario; DAL FARRA, Maria Lúcia (ed). O Feminino e o Moderno. Lisboa: CLEPUL, 2017, p. 37-57.

CASTRO, Zília Osório de; ESTEVES, João Esteves (dir.). Dicionário no Feminino (Séculos XIX-XX). Lisboa: Livros Horizonte, 2005. p. 379-383.

CUNHA, Sílvia Marisa. Guiomar Torrezão e a inscrição ficcional do diário: Uma arte discreta da transgressão. In: PINHEIRO, Cristina Santos; EMONTS, Anne Martina; FRANCO Maria da Glória; BEJA, Maria João (coord.). Mulheres: Feminino, Plural - Colóquio Internacional “A mulher em debate: passado-presente”. Lisboa: Nova Delphi, 2014. p. 175-185.

KAMITA, Rosana Cássia. Revista “A Mensageira”: alvorecer de uma nova era?. Revista Estudos Feministas: Número especial – Publicações Feministas, Florianópolis, n. 12, p. 164-168, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000300018. Acesso em: 20 set. 2022.

NÓVOA, António. Dicionário de Educadores Portugueses. Lisboa: Edições ASA, 2003. p. 1383-1384.

TORREZÃO, Guiomar. Meteoros. Lisboa: Typographia de Christóvão A. Rodrigues, 1875.

TORREZÃO, Guiomar. Rosas pálidas: narrativas originais, 2. ed. Porto: Livraria Portuense – Editora, 1877 [1873].

TORREZÃO, Guiomar. No teatro e na sala. Lisboa: David Corazzi – Editor, Empreza das Horas Românticas, 1881.

TORREZÃO, Guiomar. Idílio à Inglesa (contos modernos). Lisboa: Livraria Ferreira, 1886.

TORREZÃO, Guiomar. As batalhas da vida. Lisboa: Livraria de António Maria Pereira, 1892.

TORREZÃO, Guiomar. Flávia. Lisboa: Livraria Ferin, 1897.

Publicado
2022-11-10
Como Citar
Ganhão, M. (2022). Em busca de um lugar perdido: Guiomar Torrezão, voz e opinião. Convergência Lusíada, 33(48), 39-58. https://doi.org/10.37508/rcl.2022.n48a493