“O lugar é sempre o lugar do crime” em Antes do degelo

  • Viviane Vasconcelos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Agustina Bessa-Luís, Dostoiévski, Literatura Portuguesa, Crime

Resumo

No romance de Agustina Bessa-Luís, Antes do degelo, que dialoga com Cri­me e castigo, de Fiódor Dostoiévski, um dos caminhos de leitura é pensar no crime como uma ideia que ultrapassa, muitas vezes, o sentido da nar­rativa policial. Ao especular sobre as representações, o texto agustiniano se interroga acerca de questões que remetem ao sentido originário e refle­te sobre o esvaziamento de sentidos do mundo contemporâneo, trazendo como uma das possibilidades a criação como um processo permanente de tentativa de recuperação da perda original.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Vasconcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Literatura Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua na Graduação, Espe­cialização e na Pós-Graduação. Coordenadora Geral do Programa de Pós-gra­duação em Letras da UERJ. Membro do grupo Pesquisas Literárias Luso-Bra­sileiras, do Real Gabinete Português de Leitura. Integra a Cátedra Almeida Garrett (UERJ) e é pesquisadora vinculada ao projeto Páginas Luso-Brasilei­ras em Movimento (Fundação Calouste Gulbenkian/Faperj/RGPL).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

BENJAMIN, Walter. A origem do drama barroco alemão. Tradução, apresentação e notas: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BESSA-LUÍS, Agustina. Antes do degelo. Lisboa: Guimarães Editores, 2004.

BRANT, Fernando; NASCIMENTO, Milton. Promessas ao Sol. In: Geraes. EMI, 1976.

DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Crime e castigo. Tradução e prefácio: Paulo Bezerra. São Paulo: 34 Editora, 2019.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.

KANO, Ivan. Quem quer ser Raskólnikov? - o Theatrum Mundi em Antes do Degelo. In: Abril - Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF, Vol. 3, n° 4, Abril de 2010. Disponível em: https:// periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/29784. Acesso em: 10 fev. 2021.

KEHL, Maria Rita. O diário de Jean Genet: falsa fratria de um falso ladrão. In: Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.

Publicado
2022-08-14
Como Citar
Vasconcelos, V. (2022). “O lugar é sempre o lugar do crime” em Antes do degelo. Convergência Lusíada, 33(47), 192-202. https://doi.org/10.37508/rcl.2022.n47a491