O ceticismo n’Os Maias (1888), de Eça de Queirós

Palavras-chave: Os Maias, Eça de Queirós, Literatura Comparada, Ceticismo, Literatura Portuguesa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a presença e a importân­cia do ceticismo filosófico no romance Os Maias (1888) e, de forma mais abrangente, na mundividência queirosiana, utilizando uma abordagem comparatista para explorar a correlação entre literatura e filosofia. Bus­camos, dessa forma, consolidar uma interpretação menos rígida e dog­mática das obras de Eça, buscando reparar a desvalorização do ceticismo queirosiano, para o que Helder Garmes chama a atenção na comunicação “Leituras marxistas da obra de Eça de Queirós” (2003), bem como apre­sentar uma leitura alternativa à “tese do regresso”, combatida por Or­lando Grossegesse, no artigo “Não há regresso. Do sentido evolutivo do ‘primeiro Eça’” (2006/7). Assim, pretendemos demonstrar a hipótese de que o romance Os Maias antecipa características do período que Gusta­vo Bernardo Krause, n’A ficção cética, chamou de “centúria da incerteza” (2004). Devido à riqueza e complexidade dessa obra, resultante de um longo processo de gestação e escrita, é possível observar nela, a partir das escolhas do autor implícito, a presença de uma inteligência organizadora estruturada de maneira análoga ao ceticismo filosófico enquanto modo de pensar, o que se manifesta de variadas formas e se dissemina em to­das as camadas da narrativa, sempre colocando em evidência dualidades, impasses, dúvidas, incertezas e paradoxos inerentes à natureza humana e aos seus desdobramentos sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Cesar dos Santos Alves, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Letras - Literatura Comparada (2013) e Mestre em Letras - Literatura Portuguesa (2008) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Professor Adjunto de Literatura Portuguesa, no Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (desde 2015), e Professor Permanente, no Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL (desde 2018), na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Marcela Carreiro, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Londrina (2020), tendo integrado o Projeto de Pesquisa O Ceticismo na Ficção Queirosiana (2017/2020), coordenado pelo Prof. Dr. Silvio Cesar dos Santos Alves, de quem foi orientanda de Ini­ciação Científica com bolsa (Fundação Araucária), com o Subprojeto de Pesquisa de I.C. “O ceticismo queirosiano n’Os Maias (1888), de Eça de Queirós” (2020).

Referências

ALVES, Silvio Cesar dos Santos. Eça insustentável leveza das flores. Revista Queirosiana: estudos sobre Eça de Queirós e sua Geração, Famalicão, n. 25, p. 31-50, julho de 2018.

ALVES, Silvio Cesar dos Santos. Os paradoxos do niilismo em Antero de Quental, Eça de Queirós e Cesário Verde. 273f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

ALVES, Silvio Cesar dos Santos. Repensando o “São Cristóvão” no conjunto da obra queirosiana. Rio de Janeiro: UERJ, 2008. 101p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2008.

CAL, Ernesto Guerra da. Língua e estilo em Eça de Queiroz. Rio de Janeiro / São Paulo: Edições Tempo Brasileiro / Edusp, 1969.

DAVID, Sérgio Nazar. O século de Silvestre da Silva: Estudos queirosianos. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

EMPÍRICO, Sexto. Hipotiposes pirrônicas – Livro I. O que nos faz pensar. Rio de Janeiro, n. 12, p. 115-122, 1997.

GARMES, Helder. Leituras marxistas da obra de Eça de Queirós. In: 14º Congresso de Leitura do Brasil / II Congresso da História do livro e da leitura no Brasil, 2003, Campinas, Anais... Campinas: UNICAMP, [20--]. 1 CD.

GROSSEGESSE, Orlando. “Não há regresso. Do sentido evolutivo do ‘primeiro Eça’”. In: Revista Luso-Brasileira de Estudos Oitocentistas, n. 1, 2006/07.

KRAUSE, Gustavo Bernardo. A ficção cética. São Paulo: Annablume, 2004.

LIMA, Isabel Pires de. As máscaras do desengano – Para uma abordagem sociológica de “Os Maias” de Eça de Queirós. Lisboa: Editorial Caminho, 1987.

PATRICK, Mary Mills. Sexto Empírico e o ceticismo grego. Florianópolis: [s.n.], 2011.

QUEIRÓS, Eça de. Os Maias. Vol. 1. São Paulo: Editora Escala, 2006a.

QUEIRÓS, Eça de. Os Maias. Vol. 2. São Paulo: Editora Escala, 2006b.

QUEIRÓS, Eça de. Prosas Bárbaras. Lisboa: Livros do Brasil, [s./d.].

QUEIRÓS, Eça de. Textos de Imprensa IV (da Gazeta de Notícias). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2002. Edição de Elza Miné e Neuma Cavalcante.

REIS, Carlos. Estudos Queirosianos. Lisboa: Presença, 1999.

REIS, Carlos. Introdução à leitura d’Os Maias. Coimbra: Almedina, 2002a.

REIS, Carlos. Os silêncios de Eça. In: ZILBERMAN et al. Eças e outros: diálogo com a ficção de Eça de Queirós. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2002b, p. 21-35.

VERDAN, André. O ceticismo filosófico. Florianópolis: Editora da UFSC, 1998.

Publicado
2022-08-14
Como Citar
Alves, S. C. dos S., & Marques Carreiro, M. (2022). O ceticismo n’Os Maias (1888), de Eça de Queirós. Convergência Lusíada, 33(47), 203-227. https://doi.org/10.37508/rcl.2022.n47a487