Da natureza do crime: uma leitura de O homem duplicado, de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2022.n47a480Palavras-chave:
Crime, Desmedida, José SaramagoResumo
Na esteira das comemorações em torno do centenário de José Saramago, esse artigo busca contribuir com os estudos sobre a obra do escritor português, visando mostrar em O homem duplicado, publicado em 2002, a configuração de uma transgressão que irá resultar, no decorrer da narrativa, em crime doloso e culposo, por meio da ação das personagens centrais do romance, tomadas por uma ação desmedida. Pensamos com essa análise mostrar como o escritor português atualiza alguns elementos da tragédia clássica, incorporando-os no gênero híbrido que é o romance.
Downloads
Referências
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Ilhas. Lisboa: Caminho, 2004.
COSTA, Lígia Militz da: REMÉDIOS, Maria Luiza. A tragédia. Estrutura e história. São Paulo: Ática, 1988.
E-DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS. (Organização Carlos Ceia). Hybris. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6329/ hybris/ . Acesso em: 07 nov. 2021.
FREUD, Sigmund. O estranho (1919). Texto completo. Disponível em: http://www.freudonline.com.br/livros/volume-17/vol-xvii-9-o-estranho -1919/ . Acesso em: 08 nov. 2021.
HELENA, Lúcia. A tragédia grega. In: VASSALO, Lígia et al. Teatro sempre. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983, p. 20-35.
LACERDA, Roberto Cortes: LACERDA, Helena da Rosa C.; ABREU, Estela dos Santos. Dicionário de provérbios (Francês – Português – Inglês). Rio de Janeiro: Editora Lacerda, 1999.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. Santos: Martins Fontes, 1991.
MARTÍNEZ, Constantino; FERNADÉZ-GALIANO, Emilio; MELERO, Raquel. Dicionário de Mitologia Clássica. (Tradução: Ana Patrão, Miguel Ribeiro de Almeida, Teresa Rebelo da Silva). Lisboa: Presença, 1997
SARAMAGO, José. Da estátua à pedra e discursos de Estocolmo. Belém: Ed.UFPA, 2013.
SARAMAGO, José. O homem duplicado. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.