Da natureza do crime: uma leitura de O homem duplicado, de José Saramago

  • Claudia Amorim Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Crime, Desmedida, José Saramago

Resumo

Na esteira das comemorações em torno do centenário de José Saramago, esse artigo busca contribuir com os estudos sobre a obra do escritor portu­guês, visando mostrar em O homem duplicado, publicado em 2002, a con­figuração de uma transgressão que irá resultar, no decorrer da narrativa, em crime doloso e culposo, por meio da ação das personagens centrais do romance, tomadas por uma ação desmedida. Pensamos com essa análise mostrar como o escritor português atualiza alguns elementos da tragédia clássica, incorporando-os no gênero híbrido que é o romance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Amorim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora associada da UERJ, com mestrado em literatura portuguesa (UFRJ), doutorado em literatura comparada (UERJ) e pós-doutorado em literaturas africanas em língua portuguesa (USP). Atua na graduação e pós-graduação. É professora pró-cientista com bolsa UERJ e coordena desde 2012 o Programa de Estudos Galegos, em convênio com a Xunta de Galicia. É membro do Conselho Editorial de Revista Matraga, da Pós-Graduação em Letras.

Referências

ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner. Ilhas. Lisboa: Caminho, 2004.

COSTA, Lígia Militz da: REMÉDIOS, Maria Luiza. A tragédia. Estrutura e história. São Paulo: Ática, 1988.

E-DICIONÁRIO DE TERMOS LITERÁRIOS. (Organização Carlos Ceia). Hybris. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6329/ hybris/ . Acesso em: 07 nov. 2021.

FREUD, Sigmund. O estranho (1919). Texto completo. Disponível em: http://www.freudonline.com.br/livros/volume-17/vol-xvii-9-o-estranho -1919/ . Acesso em: 08 nov. 2021.

HELENA, Lúcia. A tragédia grega. In: VASSALO, Lígia et al. Teatro sempre. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983, p. 20-35.

LACERDA, Roberto Cortes: LACERDA, Helena da Rosa C.; ABREU, Estela dos Santos. Dicionário de provérbios (Francês – Português – Inglês). Rio de Janeiro: Editora Lacerda, 1999.

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário da psicanálise. Santos: Martins Fontes, 1991.

MARTÍNEZ, Constantino; FERNADÉZ-GALIANO, Emilio; MELERO, Raquel. Dicionário de Mitologia Clássica. (Tradução: Ana Patrão, Miguel Ribeiro de Almeida, Teresa Rebelo da Silva). Lisboa: Presença, 1997

SARAMAGO, José. Da estátua à pedra e discursos de Estocolmo. Belém: Ed.UFPA, 2013.

SARAMAGO, José. O homem duplicado. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

Publicado
2022-08-14
Como Citar
Amorim, C. (2022). Da natureza do crime: uma leitura de O homem duplicado, de José Saramago. Convergência Lusíada, 33(47), 175-191. https://doi.org/10.37508/rcl.2022.n47a480