Nômades digitais: em busca de comunidades, do almanaque às redes sociais

  • Luciana Salles Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marlon Augusto Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Almanaque, redes sociais, comunicação, comunidades digitais, homo digitalis

Resumo

O presente texto pretende apresentar e analisar uma certa peregrinação da forma e do conteúdo do almanaque que, historicamente, assume, com o tempo, novos recortes temáticos, preservando de sua tradição antiga quase que apenas o caráter enciclopédico, informativo, e a perspectiva temporal de publicação sazonal, como anuário. O objetivo é demonstrar que o almanaque funciona como um veículo de congregação de coletividades e, por isso mesmo, construtor de uma comunidade –, de geração algorítmica de bolhas e padrões de vivência e consumo. Com diferentes experiências, sistemas de comunicação como o Facebook, o Twitter ou o Instagram parecem configurar a versão tecnológica correspondente ao manakh de nossos dias. Cada uma dessas redes funciona como o espaço em que nos reunimos em torno de experiências individuais e informações em torno de temas e interesses cada vez mais específicos. São lugares de discurso e linguagem que propiciam a construção de diálogos, encontros, comunidades inteiras formadas por sujeitos de um infinito nomadismo que caminham sem descanso em busca de possibilidades de conhecimento e comunhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Salles, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É professora de Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde realizou seu Mestrado em Poética e Doutorado em Literatura Portuguesa. É membro do Pólo de Pesquisas Literárias Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura (PLLB/ RGPL) e coordenadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares: Linguagens, Mídia e Cultura Pop (UFRJ / CNPq).

Marlon Augusto Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui Doutorado e Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ. Foi professor substituto de Teoria Literária e Literatura Comparada (2016 até 2017) e Literatura Portuguesa (2019 até 2021) da Faculdade de Letras da UFRJ. Atualmente é membro da Comissão Editorial e revisor da Revista Mulemba (Qualis A4).

Referências

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. Tradução e posfácio de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8ª edição. São Paulo: Brasiliense, 2012.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Trad. Fulvia Moreto. São Paulo: Ed. Unesp, 2002.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Trad. Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Favor fechar os olhos: em busca de um outro tempo. Trad. Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2021.

KIDD, Dustin. Social Media Freaks: Digital Identity in the Network Society. New York: Routledge, 2018.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
Salles, L., & Barbosa, M. . (2021). Nômades digitais: em busca de comunidades, do almanaque às redes sociais. Convergência Lusíada, 32(46), 324-338. https://doi.org/10.37508/rcl.2021.n46a464