Uma cidade em ruínas: representações literárias de Luanda em dois romances angolanos do pós-independência

  • Sheila Jacob
Palavras-chave: Luanda, ruínas, romances angolanos, pós-independência

Resumo

Por meio da escrita literária da cidade de Luanda, é possível, ainda hoje, ler questionamentos e reflexões sobre os rumos tomados pelo próprio país, o que demonstra que, assim como no período da independência, a capital da nação permanece sendo representada como o duplo metonímico de Angola. É o que procuraremos demonstrar na leitura dos romances O desejo de Kianda (1995), de Pepetela, e Os transparentes (2012), de Ondjaki. Neles, desenha-se uma cidade em ruínas, onde os sonhos, tais como os prédios, desmoronam frente à corrosão dos valores e ao esquecimento dos ideais que, no passado, alimentaram o sonho de formação de um “homem novo”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Jacob

Sheila Ribeiro Jacob é professora do Colégio Pedro II e doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

ANDRADE, Fernando Costa. Luanda: poemas em movimento marítimo. Luanda: Executive Center, 1997.

BROSSEAU, Marc. O romance: outro sujeito para a geografia. Trad. Márcia Trigueiro. In CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (Orgs.) Literatura, música e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2007. p. 79-122

CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Trad. Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Trad. Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

KI-ZERBO, Joseph. Para quando a África?: entrevista com René Holenstein. Trad. Carlos Aboim de Brito. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.

MACÊDO, Tania. Luanda, cidade e literatura. São Paulo: Editora da Unesp, 2008.

ONDJAKI. Os transparentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

PEPETELA. O desejo de Kianda. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

SOUZA, Marcelo José Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa socioespacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SZYMBORSKA, Wislawa. Um amor feliz. Trad. Regina Przybycien. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

VIEIRA, José Luandino. A cidade e a infância. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

WACQUANT, Löic. Os condenados da cidade: estudo sobre marginalidade avançada. Trad. João Roberto Martins Filho et al. Rio de Janeiro: Revan; FASE, 2017.

Publicado
2019-07-11
Como Citar
Jacob, S. (2019). Uma cidade em ruínas: representações literárias de Luanda em dois romances angolanos do pós-independência. Convergência Lusíada, 30(41), 121-132. https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a302