A cidade transfigurada em “A tragédia de D. Ramón”, de Branquinho da Fonseca
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a289Palavras-chave:
imaginário urbano, deambulação noturna, Branquinho da Fonseca, Lisboa na literatura portuguesa.Resumo
O artigo centra-se no imaginário urbano no conto “A tragédia de D. Ramón” (Caminhos magnéticos,1938) de Branquinho da Fonseca (1905-1974). Baseada primordialmente no método mitocrítico e fenomenológico(Sansot, 1971; Hodrová, 2006), a presente análise salienta vários paralelos literários quepodem ser encontrados no conto fonsequiano. Deste ponto de vista, dois modos de representação podemser observados: o da cidade “sensorial”, na qual entra o diálogo literário com a poesia de CesárioVerde, e o da cidade “alucinatória”, que promove o diálogo com o imaginário de Raul Brandão e Fialhode Almeida. Em ambos os casos, no entanto, o motivo da deambulação noturna pela cidade pode serlido como a demanda simbólica do Eu, a qual revela o drama psicológico do protagonista, bem como otrauma do migrante no século XX.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Fialho de. Lisboa galante: episódios e aspectos da cidade. Lisboa: Vega, 1994.
BACHELARD, Gaston. La poétique de l´espace. Paris: Presses Universitaires de France, 1957.
BRANDÃO, Raul. A morte do palhaço e o mistério da árvore. Lisboa: Seara Nova, 1978.
______. Os pobres. Lisboa: Comunicação, 1994.
FERREIRA, António Manuel. Arte maior: os contos de Branquinho da Fonseca. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2004.
FONSECA, Branquinho da. Obras completas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010. v. 1.
HODROVÁ, Daniela. Citlivé město (eseje z mytopoetiky). Praha: Akropolis, 2006.
JUNG, C. G.. Archetypy a nevědomí. Trad. E. Bosáková, K. Černá, J. Černý. Brno: Nakladatelství Tomáše Janečka, 1997.
MACEDO, Hélder. Nós: uma leitura de Cesário Verde. Lisboa: Dom Quixote, 1986.
MATEUS, Isabel Cristina Pinto. „Kodakização“ e despolarização do Real: para uma poética do grotesco na obra de Fialho de Almeida. Lisboa: Caminho, 2008.
PESSOA, Fernando. Antologia poética. Lisboa: Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses. s. d.
SANSOT, Pierre. Poétique de la ville. Paris: Klincksieck, 1971.
VERDE, Cesário. O livro de Cesário Verde. Lisboa: Biblioteca Ulisseia, 1999.
VIÇOSO, Vítor. A máscara e o sonho: vozes, imagens e símbolos na ficção de Raul Brandão. Lisboa: Cosmos, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.