A cidade transfigurada em “A tragédia de D. Ramón”, de Branquinho da Fonseca

Autores

  • Silvie Špánková Masarykova Univerzita (Masaryk University), Republica Tcheca

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a289

Palavras-chave:

imaginário urbano, deambulação noturna, Branquinho da Fonseca, Lisboa na literatura portuguesa.

Resumo

O artigo centra-se no imaginário urbano no conto “A tragédia de D. Ramón” (Caminhos magnéticos,1938) de Branquinho da Fonseca (1905-1974). Baseada primordialmente no método mitocrítico e fenomenológico(Sansot, 1971; Hodrová, 2006), a presente análise salienta vários paralelos literários quepodem ser encontrados no conto fonsequiano. Deste ponto de vista, dois modos de representação podemser observados: o da cidade “sensorial”, na qual entra o diálogo literário com a poesia de CesárioVerde, e o da cidade “alucinatória”, que promove o diálogo com o imaginário de Raul Brandão e Fialhode Almeida. Em ambos os casos, no entanto, o motivo da deambulação noturna pela cidade pode serlido como a demanda simbólica do Eu, a qual revela o drama psicológico do protagonista, bem como otrauma do migrante no século XX.

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Biografia do Autor

Silvie Špánková, Masarykova Univerzita (Masaryk University), Republica Tcheca

Silvie Špánková é professora de Literatura Portuguesa na Universidade Masaryk de Brno,República Checa; doutorada pela Universidade Carolina de Praga com a tese sobre os romancesde António Lobo Antunes; autora de vários ensaios sobre a ficção portuguesa dos séculos XIX eXX. Atualmente dedica-se ao estudo da narrativa breve portuguesa e à pesquisa do imagináriourbano, sobretudo lisboeta.

Referências

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Špánková, S. (2019). A cidade transfigurada em “A tragédia de D. Ramón”, de Branquinho da Fonseca. Convergência Lusíada, 30(41), 23–33. https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a289