O passado fantasmático e traumático da guerra colonial: Percursos (do Luachimo ao Luena), de Wanda Ramos, e Corpo colonial, de Juana Ruas

  • Ângela Beatriz de Carvalho Faria Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Percursos (do Luachimo ao Luena), Wanda Ramos, Corpo colonial, Juana Ruas, guerra colonial, memória, história.

Resumo

A partir das reflexões críticas de Beatriz Sarlo, em Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva, da análise de Percursos (do Luachimo ao Luena), de Wanda Ramos, e de Corpo colonial, de Juana Ruas, pretende-se destacar: a) os percursos e subjetividades femininas em cena, no período da guerra colonial; b) a presença do passado fantasmático e traumático inerente à memória subterrânea, reprimida pelo contexto opressor; c) os processos e atores sociais que intervêm na consolidação da memória coletiva, em busca da afirmação da “verdade presencial ancorada no corpo e na voz” (SARLO, 2007, p. 28) dos marginalizados ou silenciados pela máscara ideológica do regime vigente; d) o dilema colonizador versus colonizado e a estética da crueldade; e) o processo autorreflexivo e autorreferencial da metaficção historiográfica, em que corpos precários e falhos espelham a identidade do país, no contexto da ocupação das colônias portuguesas no Ultramar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Beatriz de Carvalho Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora da dissertação de mestrado A escritura do provável em Augusto Abelaira (1988) e da tese de doutorado Alice e Penélope na ficção portuguesa contemporânea (1999). Publicou ensaios e artigos em livros, periódicos e anais de congressos sobre diversos autores portugueses contemporâneos, entre eles António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Teolinda Gersão, Maria Judite de Carvalho, Gonçalo M. Tavares e Maria Teresa Horta.

Publicado
2019-03-25
Como Citar
Faria, Ângela B. de C. (2019). O passado fantasmático e traumático da guerra colonial: Percursos (do Luachimo ao Luena), de Wanda Ramos, e Corpo colonial, de Juana Ruas. Convergência Lusíada, 29(40), 105-114. Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/278