Uma nova morada: música e memória na criação poética de Rui Pires Cabral

  • Nuno Brito University of California Santa Barbara Center For Portuguese Studies
Palavras-chave: Rui Pires Cabral, poesia, música, memória, cidade.

Resumo

Este estudo tem como objeto a criação poética de Rui Pires Cabral, centrando-se nos temas da música e da memória como elementos que transfiguram o espaço urbano, geradores de experiências múltiplas que povoam e intensificam a relação com a cidade. Partindo do estranhamento e da singularização, este trabalho pretende observar como estes elementos constroem um novo espaço e uma nova vivência do cenário urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nuno Brito, University of California Santa Barbara Center For Portuguese Studies

Nuno Brito é Teaching Asistant na Universidade da Califórnia em Santa Barbara onde estuda o doutoramento em Literatura Portuguesa e Brasileira. Foi professor de Literatura Portuguesa na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autónoma do México, tem vindo a desenvolver estudos sobre poesia portuguesa do século XXI, e poesia brasileira e norte americana, atualmente realiza estudos sobre Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros, Mário Quintana e Emily Dickinson. Publicou os livros de poesia: Delírio Húngaro (2009), Creme de la Creme (2011), Duplo-Poço (2012), As Abelhas produzem sol (2015), O Desenhador de Sóis (2017) e a antologia Estação de Serviço em Mercúrio (2015). Em 2008 obteve o Prémio Literário da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e foi selecionado para o Concurso Nacional Jovens Criadores do Clube Português de Artes e Ideias. É coordenador editorial da colecção de poesia Novíssima.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. Les Fleurs du mal (1857) (Disponível em: http://fleursdumal.org/poem/175. Acesso em: 5 mar. 2018.

CABRAL, Rui Pires. A super-realidade. S. l: s. e., 1995.

______. Morada. Porto: Assírio & Alvim, 2015.

EIRAS, Pedro. Um certo pudor tardio: ensaio sobre os “poetas sem qualidades”. Porto: Afrontamento, 2011.

NUNES, José Ricardo. 9 poetas para o século XXI. Coimbra: Angelus Novus, 2002.

Publicado
2019-07-11
Como Citar
Brito, N. (2019). Uma nova morada: música e memória na criação poética de Rui Pires Cabral. Convergência Lusíada, 30(41), 156-162. https://doi.org/10.37508/rcl.2019.n41a269