O retrato da esfinge

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37508/rcl.2024.nEsp.a1290

Palavras-chave:

Fim de século, Modernismo, Mário de Sá-Carneiro, Vanguarda

Resumo

Este estudo busca aprofundar a análise das interações ecfrásticas presen­tes na obra de Mário de Sá-Carneiro, destacando as suas complexas re­lações com distintas formas artísticas, tais como a pintura, a música, a dança, a escultura e a arquitetura. Ao explorar estes vínculos, revela-se a busca incansável do autor pelo alcance da Obra de Arte Total. Por meio de uma investigação meticulosa, evidencia-se como Sá-Carneiro transpõe os limites tradicionais da expressão artística, amalgamando influências di­versas e promovendo um diálogo profundo entre diferentes linguagens. Neste sentido, as suas obras emergem como verdadeiros laboratórios da efervescência criativa do período, refletindo não apenas as inquietações individuais do autor, mas também as pulsantes transformações culturais e estéticas de uma época marcada por uma busca incessante pela sínte­se das artes. Assim, ao reconhecermos a riqueza e a profundidade destas conexões ecfrásticas, somos levados a uma apreciação mais ampla e enri­quecedora da contribuição de Mário de Sá-Carneiro para a configuração da Modernidade literária em Portugal.

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Biografia do Autor

Rafael Santana, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

É Professor Adjunto de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Literatura Portuguesa pela mesma universidade, com tese sobre a prosa e a corres­pondência literárias de Mário de Sá-Carneiro. Sua atuação profissional incide sobretudo no Decadentismo, no Modernismo e nos ecos do fim de século na literatura contemporânea quer no que se refere à narrativa, quer no que tange à poesia.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Santana, R. (2024). O retrato da esfinge. Convergência Lusíada, 35(Esp.), 149–175. https://doi.org/10.37508/rcl.2024.nEsp.a1290