O retrato da esfinge
DOI:
https://doi.org/10.37508/rcl.2024.nEsp.a1290Palavras-chave:
Fim de século, Modernismo, Mário de Sá-Carneiro, VanguardaResumo
Este estudo busca aprofundar a análise das interações ecfrásticas presentes na obra de Mário de Sá-Carneiro, destacando as suas complexas relações com distintas formas artísticas, tais como a pintura, a música, a dança, a escultura e a arquitetura. Ao explorar estes vínculos, revela-se a busca incansável do autor pelo alcance da Obra de Arte Total. Por meio de uma investigação meticulosa, evidencia-se como Sá-Carneiro transpõe os limites tradicionais da expressão artística, amalgamando influências diversas e promovendo um diálogo profundo entre diferentes linguagens. Neste sentido, as suas obras emergem como verdadeiros laboratórios da efervescência criativa do período, refletindo não apenas as inquietações individuais do autor, mas também as pulsantes transformações culturais e estéticas de uma época marcada por uma busca incessante pela síntese das artes. Assim, ao reconhecermos a riqueza e a profundidade destas conexões ecfrásticas, somos levados a uma apreciação mais ampla e enriquecedora da contribuição de Mário de Sá-Carneiro para a configuração da Modernidade literária em Portugal.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
ALVES, Maria Theresa Abelha. F/V: considerações em torno de uma cor-flor. Metamorfoses. Rio de Janeiro: v. 14, n. 2, p. 13-19, 2017. DOI: https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2017.v14n2a17637
BALZAC, Honoré. Traité de la vie élegante. Paris: Editions Sillage, 2011.
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leila Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Trad. Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2004.
BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Edição organizada por Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas III. Trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 2000.
CALINESCU, Matei. As cinco faces da modernidade: Modernismo, Vanguarda, Decadência, Kitsch, Pós-Modernismo. Trad. Jorge Teles de Menezes. Lisboa: Veja, 1999.
COMPAGNON, Antoine. Os antimodernos. De Joseph de Maistre a Roland Barthes. Trad. Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
D’AUREVILLY, Barbey. Du dandyism et de George Brummell. Paris: Editions Sillage, 2008.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GAY, Peter. O século de Schnitzler. Trad. S. Duarte. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
GAY, Peter. Modernismo: o fascínio da heresia. De Baudelaire a Beckett e mais um pouco. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 2011.
HUYSMANS, J. K. Às avessas. Trad. José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MORETTO, Fúlvia. Caminhos do decadentismo francês. São Paulo: Perspectiva, 1989.
PAGLIA. Camille. Personas sexuais: arte e decadência de Nefertite a Emily Dickson. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do Romantismo à Vanguarda. Trad. Ari Roitman e Paulina Wacht. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Trad. Wladyr Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Trad. Philadelpho Menezes. São Paulo: UNICAMP, 1996.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Poesia de Mário de Sá-Carneiro. Organização de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Presença, 1996.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.
SANTANA, Rafael. Lições do Esfinge Gorda. Tese (Doutorado em Literatura Portuguesa) - Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
WILDE, Oscar. O retrato de Dorian Gray. Trad. José Eduardo Ribeiro Moretzsohn. Porto Alegre: L&PM, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição NãoComercial (CC-BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Convergência Lusíada utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.