Chamada para nº 52 - Modos de esquecimento e de memória no espaço literário luso-brasileiro

2023-01-10

Modos de esquecimento e de memória no espaço literário luso-brasileiro

Organização: Cândido Oliveira Martins (UCP-CEFH, Braga); Mônica Genelhu Fagundes (UFRJ)

Prazo para submissão: 31 de dezembro de 2023.
Publicação prevista para: julho de 2024.

A revista Convergência Lusíada dedica o número 52 (2º semestre de 2024) ao tema – “Modos de esquecimento e de memória no espaço literário luso-brasileiro”. As dinâmicas de esquecimento e de memória caracterizam profundamente as sociedades contemporâneas. Cruzando linguagens e perspectivas epistemológicas – a Literatura, outras artes (como a fotografia) e saberes como a História, a Cultura, a Antropologia –, os Estudos de Memória ganham hoje particular importância um pouco por todo o mundo. Entre Memória e História, pessoas e lugares são objeto de múltiplas escritas de memória, de pós-memória ou de memória traumática, através da valorização do testemunho e do trauma, dos espaços de recordação e das formas de reescrita do passado, mas também da sua erosão e da sua rasura. Na operação de aceder e dar forma ao passado, participam em igual medida o lembrar e o esquecer.

Considerando, na sua complexidade, as relações entre a Memória e o Esquecimento, e as articulações entre a memória cultural, a memória individual e coletiva, e suas representações literárias, convidamos pesquisadores a refletir sobre questões da maior atualidade e pertinência: Memória e História;  as tipologias de memória; os lugares de memória; lembranças individuais e memória coletiva; a verdade da memória; as ficções da memória; o frágil poder da memória; os abusos da memória; as formas de esquecimento; as estratégias de silêncio; memória, esquecimento e implicações políticas; esquecimento como gesto crítico; memória e identidade; memória traumática da tortura; memória e ditadura; disputas em torno da memória; memória, esquecimento e diálogos intergeracionais; memória, esquecimento e tradição literária; memória, esquecimento e citação; memória, esquecimento e preservação do digital.

Segundo o escopo da revista, serão bem-vindos textos que abordem esses e ainda outros temas afins no âmbito da literatura portuguesa, com possíveis diálogos com a literatura brasileira ou com outras literaturas e outras artes.