Mofina e Cananeia: o teatro religioso tardio de Gil Vicente

  • Luís André Nepomuceno

Resumo

O artigo analisa dois autos religiosos de Gil Vicente, Mofina Mendes e Cananeia, escritos em 1534, no final da vida do autor, quando ele retomou a temática devocional, depois de um longo percurso no teatro satírico e laudatório, entre comédias e farsas. Considerando a temática evangélica da “ovelha perdida” como motivo literário da redenção, cuja estrutura de “perda, busca e reencontro” está no capítulo 15 do Evangelho de Lucas, Gil Vicente apresenta esses dois autos como forma de refletir sobre a conversão e a salvação dos gentios e dos estrangeiros. O mestre português voltava a seu primeiro teatro religioso, produzido até 1519, à época em que buscava representar o sacramento da penitência, mas também ampliava outras questões sobre a ortodoxia católica, como a conversão das “terras estrangeiras”.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-18
Como Citar
Nepomuceno, L. A. (2017). Mofina e Cananeia: o teatro religioso tardio de Gil Vicente. Convergência Lusíada, 25(32). Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/92