Entre ruptura e permanência: o parcelamento do solo do Centro do Rio de Janeiro e as reformas urbanas de Pereira Passos (1902-1906)

  • Paula Silveira De Paoli

Resumo

A administração de Pereira Passos como prefeito do Distrito Federal (1902-1906) foi marcada pela realização de grandes reformas urbanas, que atingiram, sobretudo, a área central do Rio de Janeiro. As obras foram justificadas por um discurso que contrapunha nitidamente a imagem de duas cidades: uma velha e uma nova cidade. Mas, apesar desse discurso tão veemente, que dá a entender que haveria uma transformação total da cidade existente, a dialética entre ruptura e permanência é parte integrante dos processos de renovação urbana. A proposta do trabalho é analisar a maneira como as reformas urbanas de Pereira Passos se confrontaram com o parcelamento do solo do Centro do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-06-18
Como Citar
Silveira De Paoli, P. (2017). Entre ruptura e permanência: o parcelamento do solo do Centro do Rio de Janeiro e as reformas urbanas de Pereira Passos (1902-1906). Convergência Lusíada, 25(32). Recuperado de https://convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/87
Seção
DOSSIÊ: PERCURSOS INTERCULTURAIS LUSO-BRASILEIROS: O LONGO SÉCULO XIX